8 coisas que provavelmente seu gato odeia

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por mateus
em outubro 27, 2023

Apesar de parecerem inofensivos, esses atos podem deixar seu bichano estressado e chateado

Os gatos são conhecidos por serem bastante independentes. No entanto, vale comentar que o temperamento dos felinos também é difícil, e ele pode se estressar facilmente com algumas atitudes suas.

Muitas ações são simples e, para você, absolutamente normais, algo que faria com outro pet, como um cãozinho. Mas quais seriam as atitudes que seu gato definitivamente odeia?

1. Receber a comida toda de uma vez

Ao escolher um comedouro para gatos, aposte em modelos menores, que acomodam uma quantidade pequena de ração. Os gatos não gostam de receber a alimentação toda de uma vez, como acontece com os cães.

Tanto que, não julgue seu bichano quando o prato ainda tem ração e ele não quer comer, pedindo por mais. Eles realmente são exigentes quanto a isso e gostam do alimento bem fresco.

2. Carinho na barriga

Quem tem um cão naturalmente o vira de barriga para cima e passa horas fazendo carinho nessa região. Apesar de divertido, saiba que se você é tutor de um gato, deve passar longe desse tipo de carinho.

Para os felinos, a barriga é a região mais vulnerável do corpo, e eles odeiam se sentir vulneráveis! Ao acariciar o pet, opte por outras regiões que o deixe mais confortável.

3. Ser proibido de arranhar

Arranhar é uma atitude natural dos gatos. Eles fazem isso para gastar as unhas e aliviar o estresse. O seu sofá ou a base da cama podem estar sendo vítima do ato, mas não castigue e proíba o bichano de fazer isso.

Para evitar que os móveis se tornem os locais preferidos, compre um ou mais arranhadores e ensine o felino a arranhar aquele espaço. Ele agradece e você fica feliz com os móveis sem arranhões.

4. Seu “modo Felícia”

A Felícia é uma conhecida personagem dos Looney Tunes, muito apaixonada por animais. Tanto que sua frase ao encontrar um bichinho era: “vou te abraçar, te apertar, te amassar e te amar para sempre”.

Apesar de ser fofo e gostoso pegar seu pet no colo e dar aquele abraço nele, saiba que os gatos odeiam o modo Felícia. Eles gostam de carinho, mas nada de grude e de ficar apertando o tempo todo.

5. Perfume e aromatizantes

Os felinos também se incomodam com odores fortes, principalmente de perfumes e aromatizantes. Isso acontece por terem um nariz mais sensível em comparação com o nosso.

Se você tem um bichano em casa, nada de espalhar aromatizantes em todos os cômodos e tome cuidado para não exagerar ao passar perfume. Se você gosta desses cheirinhos, mantenha seu lar bem arejado.

6. Ser assustado sem motivo

Há quem ache engraçado e fofo ver um gato todo arrepiado, um claro sinal de que ele está assustado. No entanto, esses momentos são bastante estressantes para um felino.

Eles realmente não gostam de ser assustados, e sua missão como tutor é evitar que ele tome sustos sem motivos. Nada de brincadeiras sem graça apenas para vê-lo pular e se arrepiar.

7. Sons e ruídos altos

Assim como os cães, os ouvidos dos gatos também são sensíveis. Eles não gostam de sons e ruídos altos, ficando muito incomodados com isso. Evite música muito alta em sua casa e cuide para que o ambiente onde o felino passa a maior parte do tempo seja tranquilo.

No final de ano, os bichanos sofrem com o barulho dos fogos de artifício e sinalizam isso com miados altos. Para ajudá-los, crie ambientes altos e seguros onde ele possa se esconder e mantenha água e comida perto dos esconderijos.

8. Caixa de areia suja

Os gatos são muito higiênicos e odeiam ambientes sujos, principalmente quando se trata do banheiro deles. Assim, a missão do tutor é manter a caixa de areia sempre limpa e pronta para o próximo uso.

Se esse espaço estiver com odor muito forte ou cheio de sujeira, seu gato vai procurar outro local da casa para as necessidades. Então, troque a areia e junte as fezes ao menos duas vezes ao dia. Além disso, faça a limpeza completa da caixa uma vez por semana.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade