A importância da higiene bucal para a saúde geral

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por isabella
em março 10, 2023

A higiene bucal é algo que deve ser mantido rigorosamente, pois isso irá influenciar em ter uma saúde bucal impecável, além de evitar perda de dentes futuramente, precisando buscar auxílio em uma clínica de implante dentário

Mantendo uma higiene bucal adequada, muitas odontológicas podem ser prevenidas, além de estar sempre com um sorriso branco e bonito, evitando amarelamento dos mesmos.

Se você quer entender melhor sobre a importância da saúde bucal, principalmente na saúde geral, continue essa leitura. 

Como a saúde geral se relaciona com nossa saúde bucal?

Nossa saúde geral depende de diversos fatores e, quando não há cuidados suficientes, é refletido não só na boca como no corpo todo.

Algumas doenças cardiovasculares estão relacionadas com a má higiene bucal, onde o dente inflamado leva essa inflamação à corrente sanguínea, afetando o coração, o que pode levar a um quadro de endocardite bacteriana – contaminação bacteriana nas estruturas internas do coração.

A endocardite pode levar a uma internação e, dependendo do quadro até mesmo ao óbito, por isso é importante manter uma boa higiene bucal além de consultas periódicas com o clínico geral, sempre fazendo um check-up da saúde por um todo.

Uma outra situação em que a saúde bucal está relacionada com o restante da saúde geral, é o psicológico, pois a perda de dentes ou dentes escurecidos podem impactar essa parte da vida. Devido a isso, há uma busca constante sobre dentes amarelados como clarear.

Qual a importância da saúde bucal tendo isso em mente?

A saúde bucal é importantíssima para ter uma boa qualidade de vida, além de evitar diversas doenças bucais e complicações que possam vir a acometer.

Além disso, manter consultas periódicas com o dentista pode elevar a probabilidade de descobrir outras doenças, das quais se manifestam pela boca, conseguindo prognósticos precoces, por exemplo.

A perda de dentes pode revelar que há uma higiene bucal inadequada e, através disso, também revelar problemas como a osteoporose que enfraquece os ossos. 

A autoestima está relacionada a ter uma boa aparência em alguns quesitos, e os dentes são o cartão de visita de qualquer pessoa.

Devido a isso, quando um indivíduo perde dentes, ele quer reverter isso, e quanto custa um implante acessível é importantíssimo para recuperar essa autoestima perdida. 

Quais dicas para que possamos ter uma excelente higiene bucal?

A higiene bucal vai muito além de apenas escovar os dentes corretamente. Isso porque diversos fatores estão interligados. Desse modo separamos algumas dicas que ajudam a manter uma excelente higiene bucal, sendo elas: 

  • A escovação correta das dentições;
  • Uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia;
  • Utilização de cremes dentais à base de flúor;
  • Realizar a troca de escovas de dente de três em três meses;
  • Cuidados constantes com a alimentação.

Há uma maneira correta de se escovar os dentes, em uma posição que não machuque a gengiva, o que pode causar a retração gengival.

O uso de fio dental é essencial para retirar resíduos que a escova não é capaz de fazer, evitando que haja inflamação na gengiva, bem conhecido como gengivite. 

A complicação da gengiva pode passar para o periodonto – ossos e tecidos que revestem a gengiva e causar a perda dentes, afetando a qualidade de vida do indivíduo, sendo necessário procedimentos para reverter a situação, assim vemos exemplos de implante dentário antes e depois e de como faz diferença no sorriso.

O creme dental é um dos principais fatores que ajudam no combate a doenças bucais, e escolher os que são a base de flúor contribuirão para dentes mais fortes e livres de cáries. 

A escova dental deve ser trocada a cada três meses e caso esteja em uma condição onde as cerdas estão gastas, é preciso trocar bem antes, pois a escova de dentes nesse estado pode prejudicar a gengiva e não limpar corretamente os dentes. 

A alimentação é uma influência bem grande na sua bucal, sendo preciso evitar doces que levam ao quadro de cáries, e permitir se alimentar de alimentos naturais tais como maçã que é uma ótima fruta para a saúde bucal. 

É essencial manter consultas periódicas com o dentista para manter em dia a profilaxia – limpeza profissional, retirando o tártaro que leva a doenças bucais. 

Caso tenha um procedimento estético como lente nos dentes, é necessário ainda mais cuidado com a saúde bucal, mantendo em dobro uma escovação correta. 

Agora que você sabe a importância da saúde bucal e como ela pode afetar a saúde geral, que tal marcar uma consulta com seu dentista e fazer uma avaliação da sua saúde bucal? Será o primeiro passo para uma boca saudável.
Para mais conteúdos relacionados à Marketing Digital, Cultura, Negócios, Saúde, acesse nosso portal.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade