A importância da ventilação na construção de uma casa

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por isabella
em maio 25, 2023

Da mesma forma em que o sucesso de uma empresa está associado ao uso das mais diferentes aplicações, como marketing de influência, estratégia de vendas, entre outros, a adequação de um imóvel pode ser visto através de sua ventilação, iluminação, etc.

É por coisas do tipo que a construção de um imóvel de qualquer tipo, seja uma casa simples ou prédio de diversos andares, deve contar com um projeto de qualidade por trás, para evitar que qualquer problema coloque em risco o futuro dessa edificação.

Inclusive, quanto maior for o nível do projeto, maiores se tornam as responsabilidades por trás desse empreendimento, sendo preciso aumentar sua atenção para todos os tópicos a fazerem parte da sua estrutura, indo da localização das colunas até a posição das janelas.

Em relação a isso, é preciso levar em conta as especificidades por trás de cada projeto, o que pode incluir o uso de esquadrias de pvc para fazer a separação de espaços dentro de um escritório, como até mesmo as melhorias em um banheiro otimizado para um paciente.

Todos esses pontos devem estar descritos diretamente na planta do projeto, de modo a evitar possíveis dores de cabeças frente à uma obra mal realizada, podendo ser necessário até mesmo aumentar os custos dessa construção, para consertar um problema identificado.

A questão é que muitas vezes um indivíduo pode estar mais preocupado com o lado estético da sua casa do que com essas questões mais técnicas, claramente um erro, já que um problema desse tipo pode afetar até mesmo a decoração, como em um vazamento.

É por isso que é importante estar atento tanto ao modelo de ripas de madeira a serem usados no seu piso, como também a todas as instalações internas que se encontram nesse espaço, tudo para garantir um resultado positivo de modo completo.

Para se certificar de tamanha adequação, é válido olhar com atenção para uma série de componentes que devem fazer parte de um projeto de arquitetura, o que inclui a entrada de luz natural, a presença dos sistemas elétricos e de gases, além da ventilação do local.

Diante disso, para garantir que o melhor tipo de desempenho venha a ser conquistado por um projeto na área de construção, seja o levantamento de um prédio ou a reforma de uma casa, é válido olhar com atenção para temas como a garantia da melhor ventilação.

A importância da ventilação de um espaço

Existem alguns pontos que são necessários a qualquer tipo de obra, sendo fácil pensar no piso, coluna, teto, ou seja, tudo aquilo que de fato leva à construção de uma casa, apartamento, prédio comercial ou qualquer outro tipo de edificação a se levantar.

Apesar de tudo isso ser necessário, existem outros pontos, a começar por um sistema de eletricidade, seja para viver ali ou para abrir uma loja, escritório ou qualquer que seja a função deste imóvel. Junto a isso, podemos incluir também um sistema hidráulico.

Junto a tudo isso, existe outro sistema que merece atenção, sendo esse o caso da circulação de ar dentro de um espaço, algo essencial para a vida humana, o que o coloca como um ponto primordial a ser considerado dentro de um projeto de construção.

Ou seja, a posição de uma janela não deve ser definida apenas por uma questão estética, mas também para garantir a maior qualidade de vida de todos os que forem viver ali, principalmente em espaços como um prédio, em que é preciso um aluguel de andaimes.

Além da organização de uma residência, o sistema de ventilação também é importante de ser trabalhado em locais específicos, como um hospital, tratando-se de um ambiente que normalmente conta com a presença de pessoas que se encontram vulneráveis à saúde.

O mesmo vale para fábricas, evitando as altas temperaturas de um espaço, sendo algo a ser causado pelo funcionamento das máquinas ali presentes, ou qualquer lugar onde se espera uma grande circulação de pessoas, como ocorre com uma casa de shows.

Diante da importância que existe em um sistema de ventilação, podemos olhar também para trabalhar com o mesmo. Porém, de forma natural, ou seja, otimizando o seu lar não só através de uma automatização residencial, mas também pela entrada de ar natural.

A partir da garantia de tal adequação, é possível ter acesso a uma série de benefícios, que explicam o valor de correr atrás de aplicar uma ventilação natural junto ao seu imóvel.

Os benefícios da ventilação natural

A partir do momento em que o arejamento de um espaço é levado em conta com atenção frente a um projeto, é possível ter acesso a uma série de vantagens, entre elas:

Economia em casa

Em um período de calor como o verão, é preciso buscar maneiras de se refrescar, seja pelo uso de um ventilador ou de um ar condicionados daikin. Por mais que seja natural tal uso, em casas muito quentes, tais instrumentos podem ser necessários todos os dias.

Frente a isso, investir em um sistema de ventilação natural pode ajudar reduzir o uso de tais equipamentos, economizando o custo da conta de energia elétrica, tudo isso através da entrada de ar fresco dentro da sua residência, ajudando até com sua saúde.

Ajuda à sua saúde

A vida urbana pode ser prejudicial à saúde, isso por causa do excesso de poluição, junto também dos espaços fechados onde todos precisam conviver ao item ao trabalho, por exemplo. Frente a isso, é importante garantir uma boa ventilação em seu cotidiano.

Tal tipo de atenção se mostra necessária, inclusive, na organização da sua casa, evitando assim, a formação de mofo, entre outros fungos que podem surgir junto a um local úmido e mal ventilado, colocando em risco a vida de quem vive dentro de um espaço fechado.

Melhor produtividade e bem-estar

Outro ponto a se destacar é o alcance de um melhor nível de bem-estar ao se encontrar em um ambiente de boa ventilação. Isso porque, um ambiente quente e abafado pode deixar a pessoa mais cansada, seja em relação ao seu trabalho ou até para fazer uma faxina.

É por coisas do tipo que junto da edificação de um projeto, é importante olhar não apenas para o uso de ferramentas e materiais adequados, como uma chapa expandida em uma fábrica, mas também para o sistema que permita a entrada de ventilação natural no espaço.

Como garantir tal ventilação para sua casa

Diante dos benefícios destacados, olhar com atenção para a ventilação de uma residência é algo a ter bastante atenção ao comprar ou alugar um imóvel. E quando falamos sobre a construção direta de um espaço, isso pode ser garantido através de ações, como:

Pontos estratégicos de entrada e saída de ar

Para trazer uma boa ventilação à uma casa, é importante olhar para os pontos, tanto de entrada como de saída de ar, permitindo um arejamento entre todos os cômodos do imóvel, passando da sala de estar e chegando até a cozinha e espaços mais fechados.

Ventilação cruzada

Quando falamos sobre a definição dos pontos de entrada e saída de ar, é preciso levar em conta alguns sistemas que podem ser aplicados, entre eles o de ventilação cruzada, que lida com essa circulação do ar em um ambiente através de aberturas, como:

  • Janelas;
  • Portas;
  • Clarabóias;
  • Basculantes.

Tantas entradas permitem também uma maior entrada de iluminação natural, sendo possível economizar um pouco com a energia elétrica durante o dia. Benefício que também justifica alguém se informar melhor sobre geradores de energia a diesel de grande porte.

Resfriamento evaporativo

Outra opção a se considerar é um sistema conhecido como resfriamento evaporativo, ele que envolve a presença de lagos ou qualquer outra fonte próxima de água, fazendo com que o ar que circula no imóvel tenha uma maior ação de resfriamento.

Foi o mesmo tipo de sistema adotado por Oscar Niemeyer durante a construção de Brasília, trazendo não só um visual de destaque, como também sendo um projeto de resfriar as construções em um projeto único de ventilação.

Seguir as normas adequadas

Ter um bom sistema de ventilação natural é mais do que benéfico, trata-se também de uma obrigação em certos projetos, tal como é estabelecido pela norma NBR 15.220, associado ao desempenho térmico de um local e a NBR 15.575, voltada à dimensão das janelas.

Ao ter atenção a tudo isso, é possível garantir com que sua casa se torne mais arejada, confortável diante da entrada de uma ventilação natural, tudo para otimizar o seu lar junto à natureza, com o mesmo sentido a ser trabalhado com uma empresa de energia solar.

De um modo geral, é importante ter atenção a cada uma dessas aplicações para trazer uma ventilação natural para dentro do seu projeto e assim, ter acesso a todos benefícios que esse tipo de sistema é capaz de trazer à sua vida.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, em parceria com o site Grupo Protegido, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade