A saúde bucal no trabalho e dicas para manter uma rotina de cuidados

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por isabella
em março 13, 2023

Manter a saúde bucal em dia não tem segredo, como sabemos, escovar os dentes após as refeições é essencial para evitar as doenças bucais. Contudo, no trabalho isso pode ficar um pouco difícil.

Durante o expediente e a correria no trabalho, muitas vezes a escovação fica para trás e pode gerar consequências à saúde bucal, devido a isso é importante ter um plano odontológico empresarial.

Se você quer entender a importância de manter uma higiene bucal no trabalho, e como sustentar essa rotina de cuidados, continue a leitura. 

Qual a importância em propagar a saúde bucal no trabalho?

A saúde bucal é importante em todos os aspectos e manter uma higiene adequada, auxiliando no combate das doenças bucais acaba sendo um fator benéfico, até mesmo para a empresa que se trabalha.

Quando um funcionário está com uma doença bucal, isso atrapalha sua saúde e, por consequência, até mesmo a sua produtividade. 

Assim, toda empresa deve propagar a saúde bucal, oferecendo plano dental empresarial, para que os colaboradores possam ter fácil acesso às consultas e tratamentos.

Além disso, é essencial que o colaborador também tenha consciência da higiene bucal, isso pelo próprio benefício, evitando o aparecimento de doenças bucais e de complicações que as mesmas podem causar.

Com isso, é importante estar sempre levando uma necessaire com itens de higiene bucal, tais como: 

  • Escova de dente;
  • Fio dental;
  • Antisséptico bucal;
  • Creme dental.

Esses itens são essenciais para manter a saúde bucal em dia e levá-los para o trabalho irá ajudar na prevenção das doenças bucais, pois é importante e crucial escovar os dentes após as refeições.

Geralmente, as pessoas acabam não escovando os dentes enquanto estão na empresa e isso pode gerar uma consequência muito grave.

Assim, muitos se perguntam quanto custa um plano odontológico para ter uma avaliação e cuidados, e não é caro, porém caso faça parte de uma empresa, é importante que a mesma forneça um plano aos funcionários.

Quais doenças surgem com a falta de cuidado bucal?

Quando os cuidados com a higiene bucal deixam a desejar, muitas doenças odontológicas podem aparecer e acabar com toda a qualidade de vida do indivíduo. Isso porque ao adquirir esses problemas, sintomas como dor e halitose acabam surgindo. 

Todo o mundo, já teve ou ainda irá ter uma doença bucal, onde as principais doenças que afetam a maioria das pessoas são: 

  • Tártaro;
  • Cárie;
  • Gengivite;
  • Periodontite.

O tártaro é uma camada amarelada e dura que gruda nos dentes, que é nada mais do que a placa bacteriana, que é a fase mole desse processo e que a escovação pode retirar. Quando isso não acontecer ela endurece e se torna o tártaro. Com um plano odontológico bom é possível acabar com ele, fazendo limpezas profissionais periodicamente. 

A cárie é uma doença bucal causada pela deterioração dos dentes, onde a principal causa é a higiene bucal precária e o consumo de alimentos açucarados em excesso. 

A gengivite é a inflamação da gengiva que se dá por conta do tártaro acumulado e falta de higiene bucal. Quando ela se agrava, passa para o periodonto – ossos e tecidos que revestem a gengiva, sendo conhecida como periodontite.

Quais os cuidados e dicas para melhorar sua saúde bucal?

Para ter uma saúde bucal impecável, sem dúvidas é preciso tomar certos cuidados essenciais para que isso ocorra. Sendo assim, para conseguir dentes e gengivas saudáveis, é preciso: 

  • Manter pelo menos 3 escovações diárias;
  • Escovar os dentes após as refeições;
  • Fazer uso de fio dental;
  • Ir ao dentista periodicamente. 

Essas dicas são essenciais para manter dentes saudáveis, onde a melhor prevenção para as doenças bucais estão nos cuidados diários com a higiene bucal. Além disso, a empresa fornece um convênio odontológico empresarial que ajuda a ter acesso a consultas e tratamentos como a profilaxia dentária – limpeza profissional.

O fio dental é um dos itens essenciais para uma boa escovação, pois ele retira resíduos alimentares que a escova não é capaz de eliminar. 

Com uma escovação completa, usando fio dental, antisséptico bucal, as doenças bucais se tornam bem difíceis de serem adquiridas.

Para ter dentes saudáveis, é preciso manter uma escovação correta e no trabalho por mais difícil que seja conseguir arrumar tempo para isso, estar levando uma necessaire já é um começo para evitar as doenças bucais, escovando os dentes após o horário de almoço. 

Agora que você já sabe como manter a saúde bucal no ambiente de trabalho, siga essas instruções e evite o aparecimento de doenças bucais.
Para mais conteúdos relacionados à Marketing Digital e Saúde, acesse nosso portal.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade