Branding: como ter uma marca de sucesso

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por admin
em abril 12, 2022

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No universo empresarial, o branding é um processo de gestão de estratégias para construir uma marca de sucesso. O conceito envolve ações relacionadas aos valores, posicionamento e identidade da marca.

O que é Branding?

O Branding é uma maneira de gerir as estratégias de marca das empresas. 

Este processo permite criar um planejamento a longo prazo e desenvolver elementos da identidade visual da empresa.

Com isso consegue-se potencializar a marca na mente dos consumidores e aprimorar a percepção do negócio.

O Branding trabalha com a ideia de que a marca precisa ser planejada, estruturada, gerenciada e promovida adequadamente e conforme algumas diretrizes para ter os resultados esperados. Ou seja, envolve os processos de gestão de marca.

O grande objetivo deste conceito é certificar que as pessoas com interesse na sua marca, os stakeholders, compreendam o seu posicionamento.

Assim, aumenta-se a relevância no mercado, potencializando a credibilidade e visibilidade e fazendo com que sua empresa tenha uma boa reputação.

Além disso, as estratégias ajudam no crescimento sustentável da marca. Ou seja, sua empresa cresce de modo duradouro e inteligente, trabalhando a forma como deseja ser percebida.

O papel do branding nos negócios

A globalização aumentou muito a competitividade no mundo dos negócios. Mostrar um diferencial se tornou algo essencial para as empresas, assim como ter um propósito que vai muito além do posicionamento.

As marcas que conseguem chamar atenção e se conectar verdadeiramente com os seus consumidores, a partir de propósitos e causas, se destacam e podem obter excelentes resultados nas vendas.

Assim, ter uma marca cheia de personalidade e propósito, criar uma identificação com as pessoas, suas histórias e causas se mostram fundamentais. 

Afinal, tudo isso promove boas experiências para os consumidores, sendo o grande destaque para a fidelização de consumidores e aquisição de novos clientes.

Como fazer branding na prática?

Colocar as estratégias de branding em prática é algo que pode ser simples, desde que as pessoas conheçam muito bem o conceito.

O marketing digital proporcionou novas possibilidades para o branding. Hoje, uma marca tem a liberdade de escolher os canais que deseja utilizar para se relacionar com o seu público e assim oferecer diferentes formas de compras.

Confira a seguir 2 maneiras principais de trabalhar o branding no ambiente digital:

  1. Identidade visual

Consiste na representação visual da marca e ajuda a criar uma identidade fácil de ser percebida, identificada e fixada na mente das pessoas.

A representação visual pode ser feita por meio de:

  • Logotipo;
  • Cores;
  • Tipografia;
  • Estilo de fotos.

Quanto mais alinhada a identidade visual, maiores serão as chances do público se lembrar rapidamente da sua marca ao se depararem com algum material divulgado.

No processo criativo é importante adequar o logo, determinar uma unidade de estilo e criar o manual da marca com as cores e aspectos que reforçam o segmento e os valores do negócio.

  1. Estratégias

As estratégias ajudam a transmitir os valores não visuais da marca, evidenciando e transmitindo os propósitos. 

Para criar uma conexão forte com o público com as estratégias é necessário se atentar a alguns detalhes:

Personalidade da marca

Qual a personalidade que a sua marca terá? Quais características e adjetivos que a representam?

Para ter uma comunicação e ações mais efetivas, é preciso considerar a empresa como se fosse realmente uma pessoa, com interesses e valores.

Essas questões também ajudam a pensar na linguagem, nos canais e outros detalhes que reforçam e melhoram as ações de branding.

Linguagem

Qual será o tom de voz que a marca terá? Será mais descontraído ou formal? 

Para pensar neste ponto, além da personalidade da marca, é necessário considerar o público, adequando a linguagem conforme a audiência que se deseja comunicar.

Uma maneira de fazer isso é pesquisando os termos que os clientes usam em conversas casuais e adotar aqueles que fazem sentido para a sua marca.

Canais

Onde está o público? Quais canais são utilizados pelas pessoas para se relacionar com outras marcas do segmento?

Existem muitas possibilidades de se inserir mais na rotina do consumidor, o que é muito importante nas estratégias de comunicação e marketing. Alguns exemplos são as redes sociais, email e Whatsapp. 

Não é necessário estar presente em todos, mas focar nos canais que têm um papel mais estratégico para o crescimento da marca.

É possível iniciar com a criação de um site para inserir a empresa nos principais resultados de busca. 

Com o decorrer do tempo, os profissionais podem criar perfis e páginas nas redes sociais para aproximar do público e humanizar o negócio.

Conteúdo

Ter boas estratégias de conteúdos não ajuda a marca somente a se destacar nos resultados de buscas, mas contribui para a visibilidade e autoridade na área de atuação.

Oferecer conteúdos de valor pode ajudar a fortalecer a imagem da marca. 

No processo de criação é possível explorar diferentes formatos como: e-books, podcasts, infográficos, webinários, posts em blogs e redes sociais, entre outros.

Vantagens do branding

Existem muitas vantagens em investir no branding para a sua marca. Destacamos as principais a seguir:

  • Ajuda a diferenciar a marca perante os concorrentes;
  • Contribui com a atuação do marketing;
  • Deixa a empresa mais atrativa;
  • Cria conexão com os consumidores;
  • Melhora as experiências dos clientes;
  • Contribui com a tomada de decisões. 

Portanto, o branding é um processo de grande relevância para o crescimento e consolidação da marca no mercado e com o público, melhorando o faturamento e promovendo o sucesso.

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