É possível se inspirar de diferentes formas e sair da casinha na hora de renovar os ambientes
Fazer a decoração da casa por conta própria nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais quando envolve escolha de cores. Escolher a melhor tinta para ambiente interno é algo que depende não só do tipo de acabamento que você busca, mas também das tonalidades de cor que irão conversar (ou não) com o restante do ambiente.
Por isso, é muito comum encontrar casas com pinturas internas de tons neutros ou que não roubem a atenção dos móveis. Felizmente, cada vez mais pessoas buscam experimentar novas ideias na hora de decorar a casa ou o escritório, e a internet é um dos melhores lugares para se inspirar.
Se você quer tentar algo novo, mas sem ousar tanto, uma das formas é combinar a cor das paredes com o restante da decoração do ambiente. Isso não significa usar os mesmos tons, mas encontrar um equilíbrio que pode, inclusive, criar um contraste diferente e transformar o cômodo.
Paredes da casa: dicas para não errar na cor
A variedade de cores e tipos de tintas disponíveis no mercado é enorme, por isso para alguns pode parecer uma tarefa muito difícil pintar a casa com a cor certa. Uma das dicas para não errar na escolha é optar por grupos de cores que refletem seus gostos pessoais, até porque você é quem irá habitar o espaço com a nova pintura.
No geral, evitar cores escuras nas paredes, especialmente em ambientes com baixa iluminação natural, já é uma forma de reduzir as chances de arrependimento após a pintura.
Outra sugestão é começar pela sensação que você busca com a nova decoração. Você quer um ambiente mais vibrante? Tons de vermelho, laranja, amarelo e rosados são ótimas escolhas. Mas se seu gosto pender para algo mais tranquilo e acolhedor, os tons neutros como bege, branco e cinza, ou terrosos, como marrom, bordôs e verdes fechados são mais indicados.
Combinar a parede com a decoração: sim ou não?
Se você é ligado em decoração, arquitetura e design, é bem possível que se depare com várias referências diferentes de casas na internet. Algumas inspirações puxam para o lado minimalista, enquanto outras experimentam diversos elementos e criam decorações únicas e ousadas.
Na hora de pintar a parede, é bom lembrar que o conceito de combinação nem sempre precisa ser unilateral. Tudo vai depender do seu estilo e criatividade, pois nada impede que você tenha uma parede verde com móveis de madeira estofados, se isso reflete a sua personalidade.
Texturas diferentes
Uma das formas de combinar a parede com o restante da decoração é aplicando texturas. Que tal remeter à estampa do seu sofá ou reflexo da água da piscina com tintas texturizadas, aplicações de azulejos ou até mesmo plantas?
Essa é uma opção para quem não quer optar por cores muito chamativas, mas ainda sim criar um efeito sutil na combinação da tinta e dos móveis.
Blocos de cor isolados
O modernismo é cheio de referências para quem quer combinar parede e decoração de forma mais pontual. Você pode aplicar uma cor em um único lado da parede, que faça referência a um tom similar de algo já existente na decoração. Dessa forma, você pode manter o restante das paredes em tons mais neutros, criando uma combinação sofisticada e simples de ser mantida.
Contraste de tonalidades
Aqui é um lugar onde os criativos podem testar diversas possibilidades. Lembra que a combinação em decoração também pode ser caótica? Um exemplo seriam paredes de cores vibrantes com objetos e móveis em tons mais neutros, como preto e branco, dispostos de maneiras minimalistas.
Você também pode brincar com cores complementares, ou que remetam a algum tipo de sensação, como verde e azul, que trazem um toque visual de natureza e aconchego para salas, quartos e áreas externas.
Deixe um comentário