Como cuidar melhor da saúde durante o inverno

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por diogo
em setembro 30, 2022

O inverno chegou e não devemos lembrar apenas de filmes embaixo das cobertas e chocolate quente durante a estação. É também preciso cuidar melhor da saúde durante todo o período e para se manter afastado de complicações.

Isso porque é no período do inverno que características como baixa umidade do ar e mudanças bruscas de temperatura se fazem presente, facilitando o aparecimento de resfriados, gripes e outras doenças respiratórias.

Portanto, para que essa estação seja bem aproveitada, é importante se atentar aos principais cuidados com a saúde, para que assim você possa colocar o melhor casaco e sair na rua com tranquilidade.

Mas, para que isso seja feito, algumas dicas devem ser seguidas. Pensando nisso, preparamos este artigo, com algumas ideias que indicam como cuidar melhor da saúde durante o inverno.

Características do inverno

Conhecido como a estação mais fria do ano, o inverno apresenta baixas temperaturas, com geadas e até nevascas, dependendo da sua região. 

É a segunda estação, com início em 21 de junho e término em 23 de setembro. É durante esse período que o dia vai escurecer mais rápido, dando a impressão da menor duração do tempo durante a época.

Se ele pode ser bem visto por mudar completamente a paisagem do ambiente, às vezes, com a presença de neve nos lugares, é também o período com a menor presença de chuvas, deixando o clima mais seco.

É aí que começam as implicações na saúde, pois a umidade do ar fica mais baixa, proporcionando problemas respiratórios para algumas pessoas. Inclusive, se você mora em um local com alto índice de poluição, deve ficar ainda mais atento.

Algumas pessoas optam por comprar um ar condicionado em Salvador para mudar a temperatura dentro do ambiente, uma ideia que pode ajudar bastante em alguns casos.

No entanto, o aparelho não elimina a importância de entender como cuidar melhor da saúde nessa época do ano. Agora é a hora de conhecer as dicas que preparamos para você. Fique conosco e saiba mais abaixo.

Quais doenças são mais presentes no inverno?

Existe uma série de doenças que podem ser adquiridas caso a pessoa não se atente aos cuidados com a saúde durante o inverno. São elas:

  • Bronquite;
  • Asma;
  • Sinusite;
  • Resfriado;
  • Alergias respiratórias;
  • Pneumonia;
  • Otite.

São todas doenças respiratórias que se a pessoa não se atentar com seriedade aos cuidados com a saúde, ela pode facilmente pegar alguma e sofrer até com complicações.

Dicas para cuidar da saúde no inverno

Agora que você já sabe como funciona essa época do ano e quais doenças são mais comuns, é chegada hora de conhecer as dicas que preparamos para você.

Então, preste muita atenção, para que não seja necessário aumentar as idas ao médico durante essa época.

  1. Hidrate-se constantemente

Um hábito que deve se tornar frequente durante todos os meses do ano, é a hidratação constante, seja em casa ou durante o expediente na loja de transformadores de tensão

No entanto, a hidratação é ainda mais importante durante o inverno. Isso porque é quando o corpo gasta mais energia para manter a temperatura ideal.

Dessa forma, fica muito mais fácil ocorrer problemas por desidratação, mesmo sem que se consiga notar por conta da baixa temperatura dos locais.

A ingestão diária de água já é uma enorme ajuda para ficar fora do alcance das doenças, deixando o sistema imunológico mais fortalecido.

Aliás, não é somente tomar uns copos de água ou sempre ficar com a garrafinha do lado que é importante, mas também hidratar corretamente o corpo.

Práticas como banhos curtos naqueles momentos de água mais quente, a umidificação do ar, utilização de sabonetes neutros e cremes hidratantes adequados para a sua pele também devem fazer parte dos hábitos do inverno.

  1. Limpe muito bem as mãos

Uma prática que se tornou ainda mais necessária e praticada com a pandemia é o ato de lavar corretamente as mãos antes e depois de realizar as tarefas cotidianas.

Isso ajuda a eliminar possíveis germes transmissores de doenças. 

São pequenos microorganismos que nem percebemos que estão ali, mas quando nos descuidamos da limpeza constante das mãos, eles se proliferam e podem causar doenças por bactérias e vírus.

  1. Evite tocar os olhos ou a boca

Outro cuidado fundamental, sendo uma dica que ficou ainda mais conhecida durante a pandemia, é evitar tocar os olhos ou a boca após o contato com superfícies. Um ótimo comportamento para cuidar melhor da saúde.

Ao tocar os olhos ou boca após o contato em uma superfície, leva-se diretamente a bactéria presente no objeto para o corpo, facilitando a transmissão de doenças diversas.

  1. Use lenços descartáveis

Se você é uma pessoa que possui complicações como rinite e sinusite durante outras épocas do ano, é necessário andar sempre com lenços descartáveis para eventuais crises das doenças.

Ao espirrar ou tossir, use o lenço para cobrir a região da boca e narinas. Em seguida, jogue o papel no lixo, para manter o vírus bem distante de outras pessoas e do contato com a sua pele.

A ideia é semelhante para quando temos um sistema de energia computacional bem carregado. Em momentos de maiores complicações e pressões nesse sistema, é necessário comprar nobreak para fortalecer as tecnologias. 

Assim, o papel é visto como um suporte para conter riscos de propagação de doenças e até mesmo reduzir os incômodos de síndromes como a rinite.

  1. Pratique exercícios físicos

A preguiça é uma das características dessa temporada, fazendo com todos desejem ficar dentro de casa assistindo um filme ou séries. No entanto, a prática de atividades físicas é uma grande aliada para cuidar melhor da saúde nessa época do ano.

Com esse hábito, você espanta a preguiça e o desânimo, juntamente das doenças respiratórias presentes nessa época do ano. 

Pratique exercícios ao menos três vezes por semana, escolha os horários menos frios e comece a sentir a melhora na sua saúde. Afinal, as atividades fortalecem o sistema imunológico, respiratório e cardiovascular, também reduzindo riscos de complicações.

Além disso, diversos hormônios liberados na atividade, como endorfina e dopamina, trazem mais bem-estar e disposição.

  1. Mantenha a circulação de ar constante

Se é necessário cuidar do corpo para prevenir que as doenças cheguem, é preciso reforçar que ambientes como a casa e o espaço de trabalho também necessitam dessa atenção.

Nesse sentido, por mais que a vontade de deixar tudo fechado para esquentar fale mais alto, é crucial manter as janelas e portas abertas para favorecer a ventilação, ou seja, estimular a troca de ar entre o ambiente externo e interno e evitar a propagação de doenças.

Os espaços precisam estar ventilados durante boa parte do dia para impedir o aparecimento de doenças provenientes do próprio ar presente na atmosfera ou mesmo vírus e bactérias expelidos em espirros, por exemplo.

  1. Tenha as vacinas em dia

Como foi mencionado anteriormente, as doenças respiratórias como gripe, resfriado e sinusite são bastante comuns nessa época do ano. 

Estamos aqui para ajudar você a ficar longe delas, mas sem as vacinas, como o sistema imunológico vai combater esses vírus?

Por isso, verifique as campanhas da sua cidade, olhe a sua carteirinha e vá ao posto mais próximo do seu bairro para tomar as vacinas que faltam para que você possa cuidar melhor da saúde com tranquilidade.

Novamente, é a mesma ideia de quando precisamos arrumar o sistema que liga os computadores de uma empresa em épocas de bastante pressão: agendamos uma manutenção de nobreak o mais rápido possível para garantir o pleno funcionamento a longo prazo e reduzir riscos de contaminação e paradas.

Nesse sentido, deve-se fazer o mesmo com a chegada do inverno, atentando para o compromisso com a saúde e, consequentemente, com as pessoas e familiares ao redor.

  1. Umidifique o ar 

Um cuidado para ter dentro de casa, principalmente para pessoas com quadros de alergia mais agudos, é a umidificação do ar. 

Essa tecnologia é um importante vetor para diminuir as complicações nasais e facilitar o processo respiratório, reduzindo crises e o risco de contaminação.

É no inverno que o tempo fica mais seco. Logo, o uso dos umidificadores se torna essencial para eliminar as impurezas do ar e deixar o ambiente ainda mais aconchegante.

  1. Cuide da alimentação

Alimentos mais gordurosos ou doces demais são algumas características e hábitos que se intensificam nessa época do ano. Mas não precisa ser assim. 

Para cuidar melhor da saúde, é essencial desenvolver uma alimentação saudável, mantendo a ingestão equilibrada dos nutrientes.

Você pode sim comer alguns alimentos mais calóricos, mas nunca se esqueça da presença diária de frutas, legumes e verduras nas principais refeições do dia. 

Essa é a garantia de vitaminas potentes para afastar as doenças do seu corpo e combater possíveis infecções com mais qualidade.

Comece agora os cuidados com a saúde!

Agora que você já sabe os principais cuidados para ter uma saúde melhor durante o inverno, só precisa se preocupar em colocar em prática os ensinamentos discutidos neste artigo.

Comece a agendar as vacinas, estude os hábitos que podem ser aplicados na sua rotina e curta o inverno sem preocupações!

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade