Como funciona o trabalho das empresas de limpeza terceirizadas?

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Carlos Meira
em julho 8, 2022

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Menor burocracia e profissionais já treinados estão entre as vantagens de contratar esse tipo de serviço

Quem tem uma empresa sabe que, além da sua área de atuação específica, precisará pensar na própria manutenção de seu espaço. A limpeza e higienização, por exemplo, é um serviço que todo negócio, seja ele de pequeno ou grande porte, vai precisar. Contratar empresas terceirizadas pode ser a solução.

Independentemente da sua área de atuação, é essencial que seus espaços estejam sempre limpos. Primeiro, porque será a primeira impressão que um cliente terá, mas também para o bem-estar, a saúde e a segurança de seus colaboradores.

Com a regulamentação de uma lei sobre a terceirização dos serviços, cada vez mais gestores têm optado por contratar empresas especializadas para realizar funções como a limpeza de seus espaços. Essa opção oferece várias vantagens e, nesse texto, você vai conhecer as principais.

Antes, é importante lembrar que há várias empresas no mercado, mas a sua satisfação depende bastante de uma boa escolha. Por isso, antes de fechar negócio, pesquise referências e também certifique-se de que todas as suas necessidades estão especificadas em contrato.

Os funcionários serão responsabilidade da terceirizada

A contratação dos funcionários que vão trabalhar no seu espaço provavelmente será feita pela terceirizada, mesmo que eles prestem serviço exclusivamente para você. Você precisará apenas garantir o pagamento do valor previsto em contrato para a empresa escolhida e todo o resto é feito por ela.

Isso quer dizer que, toda a burocracia, não só com a contratação, mas também com direitos trabalhistas, relacionamento, férias, escalas e tudo o mais que envolve gerenciar pessoas será responsabilidade da empresa. Assim, você ou o seu gestor de confiança poderão focar as energias em sua área de atuação.

A prestadora também providencia os materiais

Tudo depende do acordo no contrato de vocês, mas, em geral, a empresa terceirizada se responsabiliza mesmo por tudo, até a compra dos materiais que os funcionários vão precisar, não só os produtos químicos, mas também aspiradores, rodos, mops, baldes, vassouras. Muitos itens a menos para você se preocupar.

Alguém que entende da área vai gerenciar tudo

Para gerenciar qualquer atividade, é preciso entender minimamente sobre ela. Se não, como você vai saber orientar os seus subordinados sobre, por exemplo, as melhores práticas e produtos para conseguir bons resultados? 

Gerenciar a área de limpeza pode parecer simples, mas, se o seu gestor não tem experiência em higienização de espaços comerciais, é bem possível que acabe cometendo erros, que podem acarretar em prejuízos. A segurança do trabalho, por exemplo, precisa ser prioridade. Você, por acaso, entende desse assunto?

Você ganha consultoria especializada

Outra vantagem de ter uma empresa especialista naquele assunto é que, ao contratar o serviço, você pode ganhar uma espécie de consultoria. A maioria das terceirizadas te ajuda a traçar um plano customizado para as necessidades do seu espaço.

Esse plano inclui atenção a cada detalhe, como maquinário ou objetos delicados. A terceirizada também vai indicar a frequência recomendada para a higienização de cada ambiente e a necessidade de enviar profissionais diariamente ou em apenas alguns dias da semana.

Profissionais capacitados entregam mais qualidade

A terceirizada também fica responsável por capacitar todos os profissionais que contrata, seguindo um padrão de qualidade. Isso significa que a limpeza da sua empresa será feita por gente que sabe o que está fazendo e conhece os métodos que vão garantir um melhor resultado final.

Mais atenção com as novas exigências do momento

Com o retorno das atividades presenciais, também é importante que os profissionais estejam preparados para esterilizar as superfícies e ter outros cuidados que passaram a ser relevantes por conta da pandemia. Boa parte das terceirizadas da área realizou algum treinamento específico sobre isso. Portanto, fica mais fácil atender às exigências atuais.

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