Descubra agora como lidar com o estresse, no trabalho, com 3 passos

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por karine.menezes
em maio 16, 2023

Com um cenário cada vez mais dinâmico, é importante que haja uma consolidação a respeito de hábitos que priorizem a saúde mental. Nesse caso, entender como lidar com o estresse no trabalho pode ser um fator bastante importante para não adoecer.

É certo que o mercado exige bastante das empresas e, por consequência, seus funcionários precisam estar integrados ao que está sendo sugerido dentro das mais diversas dinâmicas e segmentos de atuação.

Não há como pensar em uma dinâmica profissional em que as responsabilidades não estejam integradas na rotina das pessoas, o que, via de regra, pode gerar uma série de mecanismos de estresse que são bastante prejudiciais.

No mundo contemporâneo, há uma série de elementos que ajudam a fundamentar ainda mais o caráter urgente das coisas e, por isso mesmo, é importante que se tenha um panorama a respeito de todos esses pontos de uma forma geral.

Gerir uma empresa sempre foi um fator bastante complexo, e, nesse caso, entregar resultados dentro dessa lógica, também.

Esse é um fator que existe desde os primórdios do mercado contemporâneo e, por consequência, irá se manter assim e ganhar alguns desdobramentos na medida em que o tempo vai passando e as tecnologias vão se desenvolvendo.

Nos períodos que precederam a modernidade, o trabalho era um fator bastante importante, mas estava condicionado a uma lógica produtiva diferente, uma vez que a maioria das perspectivas estavam condicionadas a uma dinâmica artesanal.

Essa perspectiva é importante, uma vez que a ideia de mercadoria já existia, mas ela não conseguia cumprir o mesmo papel que os insumos industriais conseguiram trazer para o mundo depois de suas revoluções.

Desta maneira, a lógica familiar de produção tinha um caráter muito mais direto com o consumo do que nos dias de hoje, o que poderia gerar alguns aspectos de gestão empresarial, mas sem incidir nas dinâmicas elevadas do mundo contemporâneo.

Pensar em todos esses pontos pode denotar que a produção é, de fato, um elemento que pode ser estressante, mas, via de regra, a organização que ela vai adquirindo dentro dessas possibilidades é que vai fornecer uma dinâmica nesse sentido.

Os processos industriais trouxeram algumas novas dinâmicas que fizeram com que o mundo do trabalho ganhasse uma dinamicidade que, até então, não existia e, por isso mesmo, é preciso compreender.

As empresas passaram a ganhar uma dimensão cada vez maior, o que deu origem a sistemas produtivos complexos, garantindo, assim, uma lógica industrial dentro de uma perspectivas pessoas, também.

Esse período, inclusive, ficou marcado por algumas críticas feitas pela cultura pop e, também, pela academia, uma vez que as orientações repetitivas no dia a dia das pessoas acabavam por suprimir alguns processos de subjetivação.

Além disso, outros elementos governamentais começaram a fazer parte dessas estruturas, uma vez que era preciso nortear elementos de segurança e, também, de estabilidade para aquelas pessoas que estavam formulando um novo modo de produção.

Desta forma, tornou-se bastante comum alguns aspectos que envolvesse, por exemplo, a medicina do trabalho de uma forma bastante consolidada.

Entender, nesse caso, alguns pontos que ganharam sustentação nesse período pode ser um fator bastante importante para saber como todos esses mecanismos conseguiram consolidar o mundo do trabalho contemporâneo.

Logicamente, algo tão importante quanto a industrialização pode possuir contradições, mas, no curso de sua história, alguns elementos de responsabilidade por parte das empresas passaram a ganhar bastante destaque.

Afinal de contas, a contratação de um plano de saúde que tem, por exemplo, cobertura para acompanhante para idoso com demência pode, inclusive, gerar uma tranquilidade para que aquele funcionário consiga estabelecer seu serviço de forma qualificada.

Seja como for, o trabalho passou por algumas modificações bastante severas nos últimos séculos e, por isso mesmo, há um debate bastante amplo a respeito de uma série de elementos que podem qualificar ainda mais esse ambiente.

Esses pontos podem se manifestar em benefícios como hospedagem para animais ou outros pontos de reconhecimento e de oportunidade para os entes de uma equipe crescer, por exemplo.

Mundo digital e o trabalho

Há, diante de todos esses pontos, mais uma revolução em curso que, de forma bastante ampla, está impactando o mundo do trabalho.

O mundo digital é, de fato, um ponto de inflexão histórica essencial dentro de todos esses aspectos, uma vez que ele consegue interagir de uma maneira bastante sofisticada com as mais diversas instâncias sociais.

Hoje em dia, por exemplo, um chaveiro 24 horas precisa, além da sua expertise no assunto, ter um senso de formulações digitais que são essenciais, uma vez que o cliente irá orientar pesquisas a respeito disso.

No entanto, esse não é o único impacto que esse tipo de perspectiva trouxe para o mundo do trabalho, uma vez que há uma dinamicidade bastante grande, o que exige uma atualização e um senso de urgência bastante grande por parte das pessoas.

Desta forma, um especialista em marketing que está buscando consolidar uma boa dinâmica para uma empresa de escritorio para alugar por hora precisa, acima de tudo, ter um olhar apurado para as novas ferramentas do mercado.

Pensar a respeito desses fatores é, de fato, um elemento importante para que haja uma interação qualificada com isso tudo.

Por outro lado, há, também, uma exigência maior do ponto de vista do mundo do trabalho, o que faz com que as empresas assumam algumas orientações de benefícios que são importantes para o bem-estar em determinados ambientes.

Seja como for, há um debate bastante amplo dentro do mundo empresarial, o que pode fazer com que uma oficina mecânica especializada em suspensão passe a considerar determinadas possibilidades.

Fontes de estresse no ambiente de trabalho

Há uma série de fatores que podem auxiliar em algumas possibilidades de estresse, o que, muitas vezes, manifesta-se na condição de burnout, o que é um fator indesejável para os funcionários e para a empresa.

Além desses fatores, é claro, existem outras dimensões da vida do sujeito que podem ajudar a potencializar esses aspectos, mas é preciso que haja uma cautela dentro de todos esses mecanismos.

Seja em uma consulta oftalmológica popular ou no trabalho, é possível que haja uma elevação do estresse de uma forma geral.

Essa compreensão pode ser importante sob os mais diversos pontos de vista e, por isso mesmo, é preciso entender quais são os mecanismos que mais podem influenciar em um ambiente estressante. São eles:

  • Carga horária alta;
  • Falta de reconhecimento;
  • Ambiente hostil;
  • Relações muito verticalizadas.

Todos esses pontos podem influenciar de forma bastante grande na saúde psicológica de uma pessoa e, por isso mesmo, é preciso entender como interagir com cada um desses pontos.

Uma empresa de iluminação profissional para eventos, por exemplo, ao adotar um tom mais amistoso dentro de suas instâncias pode, em grande medida, consolidar alguns aspectos de interações que são essenciais.

Para identificar esse fator, é importante que haja uma orientação bastante ampla a respeito do exercício da empatia e de outros fatores.

O que torna um ambiente saudável?

Logicamente, o ambiente de trabalho precisa exigir algumas posturas dos funcionários, uma vez que se impõem ali uma lógica produtiva, mas é preciso que algumas instâncias sejam levadas em consideração nesse sentido.

Política de feedbacks

A política de feedbacks é um dos fatores mais importantes dentro do mercado, uma vez que ele consegue lidar de forma transparente com algumas questões que envolvem aquele tipo de situação.

Reconhecimento

Quando um funcionário cumpre algum papel importante dentro da empresa, obviamente ele está buscando aprovação de suas lideranças, e, por isso mesmo, o reconhecimento pode ser um fator determinante.

Como lidar com o estresse

É claro que, mesmo em um ambiente justo, é possível que haja algumas interações que geram estresse, o que, muitas vezes, pode ser bastante nocivo para o funcionário.

Isso vai desde uma demanda de trabalho com mais responsabilidades até eventuais erros que podem acontecer.

Saber, nesse caso, como lidar com esses mecanismos pode ser um fator determinante para elevar a qualidade nesses ambientes.

Separar o pessoal do profissional

É preciso entender que quando um funcionário está respondendo dentro de uma empresa, ele, certamente, está ali como um profissional e, por isso mesmo, as críticas e feedbacks recebidos precisam estar de acordo com essa dinâmica.

É claro que é difícil fazer essa separação, mas é preciso que esse fator seja exercitado de forma bastante ampla.

Separar momentos de lazer

A rotina de acordar, trabalhar, voltar para casa e dormir pode ser bastante nociva, uma vez que aquelas pessoas começarão a ficar sufocadas por sua rotina.

Por essa razão, valorizar momentos de lazer pode, inclusive, elevar um grau de produtividade.

Dormir bem e alimentar-se bem

É preciso entender que uma postura de saúde física não consegue subverter as mazelas de um ambiente tóxico, mas é possível garantir alguns pontos de atenção dentro de qualquer estrutura a partir disso.

Considerações finais

Passam-se os anos e o mundo do trabalho vai ganhando algumas qualificações que são essenciais.

Entender, nesse caso, como garantir um ambiente que não seja tão estressante pode ser um fator determinante.

Do ponto de vista do funcionário, é possível, também, compreender a respeito de alguns elementos que podem qualificar a sua rotina nesse sentido.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade