5 Dicas de marketing para franquias e como estruturar a sua empresa

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por lucas
em setembro 30, 2022

As empresas baseadas no modelo de franquia muitas vezes são movidas pelo desejo de orientar todas as suas ações: crescimento em unidades e rentabilidade.

Isso porque, nesse tipo de negócio, a mente está sempre encontrando clientes, fazendo marketing de divulgação e implantando novas lojas.

As empresas vencedoras são aquelas que conseguem estar mais presentes e mais rentáveis conquistando mais clientes. Por isso, é importante investir em métodos de captação de clientes, com a ajuda de um sistema crm, por exemplo.

Se você está se perguntando como desenvolver uma estratégia de marketing digital para sua franquia, mas não sabe por onde começar, siga as dicas deste artigo!

Por que o marketing digital para franqueados funciona tão bem?

Pense na abordagem mais legal que a maioria das franquias adota, anunciando em escala, alcançando pessoas que já oferecem um produto.

Essa abordagem tem uma chance muito baixa de sucesso: pense em você, quando você está na rua, alguém de repente se aproxima de você e oferece, por exemplo, um folheto de um imóvel. A tendência é desviar ou rejeitar.

A chave do sucesso em estratégias como o marketing digital está na criação de canais de acesso e no lançamento de uma série de ações para atrair clientes.

Em seguida, otimize essas iscas para torná-las acessíveis a muitas pessoas – aqui, você pode inclusive, apostar em um crm software e ter essas informações de maneira muito mais eficiente e prática com análises aprofundadas.

Para o marketing digital, a empresa cria materiais premium como e-books, vídeos e artigos sobre temas que o público gosta.

Por exemplo, caso sejam cozinheiros ou profissionais da gastronomia que desejam abrir um restaurante, o mais adequado é utilizar um crm vendas para organizar a lista e clientes e produzir conteúdos sobre culinária, alimentos e receitas.

Você nem menciona a franquia no começo, é um tema de fundo. Afinal, muitos membros do público não estão prontos para uma franquia. É importante que você atraia essas pessoas e as transforme em leads.

Como implementar o marketing digital para uma franquia?

Como mencionado anteriormente, o marketing digital inclui estratégias de comunicação com o objetivo de atrair visitantes para transformá-los em leads e depois em clientes.

Imagine que a decisão de adquirir uma franquia envolve dezenas de milhares de reais que levam anos para serem economizados. Os franqueados em potencial certamente farão muita pesquisa sobre sua franquia e outras opções disponíveis.

Pode ser mais provável escolher uma franquia com mais conteúdo online premium.

Então, aqui estão 5 dicas que podem ajudar os franqueados a ter sucesso no marketing digital.

  1. Defina metas

Antes de tomar qualquer medida, você precisa analisar sua empresa e a estratégia de marketing atual. E com base nos dados obtidos, estabeleça metas de curto, médio e longo prazo.

Somente com esses objetivos e prazos estabelecidos você pode planejar e prosseguir.

O marketing digital sem um propósito claro é uma navegação sem uma direção clara. Então, onde quer que você vá, você estará longe de seu objetivo.

Com base nesse número e na taxa de conversão de clientes, agora você pode estimar seu funil de vendas e entender quantos visitantes e leads qualificados são necessários para atingir suas metas – nesta fase, você pode utilizar um crm operacional para ser mais eficiente.

  1. Crie funções

Ao delinear suas metas de marketing digital, você também deve planejar as comunicações para a pessoa certa. Neste ponto, é melhor escolher apenas um ou dois perfis no máximo.

Iniciar um projeto com vários personagens, enquanto tenta abranger todo o mercado, pode ser complicado. O ideal é trabalhar com um público e depois passar para os outros.

Para conseguir criar esse público, é interessante que você pense em:

  • Gênero;
  • Idade;
  • Profissão;
  • Hobbies;
  • Localidade.

Por exemplo, se você possui uma perfumaria e seu foco está em mulheres de bom poder aquisitivo, pode não valer a pena investir em um local que a renda média é inferior.

A pequena quantidade de recursos que você precisa alocar para cumprir essa função definitivamente desviará sua atenção do seu primeiro objetivo.

Por isso, busque um plano de crm gratuito para teste e comece a filtrar o público que sua franquia poderá atingir. 

  1. Crie conteúdo para cada etapa do funil

Como em qualquer estratégia de marketing digital, você deve dividir sua jornada de conteúdo e leads em funis de vendas de dois ou três níveis, dependendo da sua estratégia.

Aqueles que estão no topo do funil ainda estão começando a aprender. Esses são tópicos mais amplos e, portanto, os principais responsáveis ​​por direcionar o tráfego. Você deve investir muito nesta etapa. Sem ele, todo o funil falha.

No meio do funil, você começa a falar mais sobre o mundo do seu produto. Qualquer pessoa que converte para esse tipo de conteúdo é uma perspectiva mais qualificada.

Na parte inferior do funil, o objetivo é falar sobre o seu produto e ajudar as pessoas do meio do funil a tomar uma decisão imediata de compra.

  1. Prospectos qualificados

Este é um passo muito importante porque se você não se qualificar, não conseguirá gerar audiências e leads. Mesmo que você passe leads para sua equipe de vendas internas, muitos usuários não qualificados levam um tempo valioso de sua equipe de especialistas para fechar a venda.

Para isso, é importante trabalhar com os prospects para nutrir o processo e configurar o lead scoring para converter leads qualificados em oportunidades com grande potencial de vendas.

Para não amarrar sua força de vendas, muitas empresas movem automaticamente esses contatos qualificados para o método de pré-venda, filtrando apenas aqueles que realmente têm probabilidade de fazer uma compra.

  1. Dados de medição

Em uma campanha de marketing digital que abre vários canais de aquisição, é importante medir de onde vem seu tráfego e quais materiais ou páginas estão convertendo mais ou menos.

Dessa forma, você pode fortalecer seu investimento em métodos eficazes e reduzir orçamentos em canais menos eficientes.

O marketing, não importa sua forma, é feito por tentativa e erro até encontrar um caminho que funcione.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

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