Dicas para comprar o primeiro carro

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Carlos Meira
em julho 29, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Saiba como se planejar e economizar na hora de escolher o seu primeiro automóvel

O povo brasileiro gosta muito de automóveis, os carros são um dos principais sonhos de consumo para 70% dos jovens até 25 anos, segundo pesquisa realizada pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) no fim de 2018. 

Mas se você quer comprar um carro, é importante entender quais são os principais fatores a considerar para fazer a melhor escolha. Não só em questão de preço e planejamento financeiro, mas também é essencial estipular os gastos com a compra e a manutenção do carro, além das principais características do modelo. 

Para te ajudar na escolha do seu primeiro carro, confira as nossas dicas abaixo:

Conheça o seu orçamento 

Um carro gera muitos gastos, tanto na hora da compra como posteriormente, por isso é importante conhecer o seu orçamento. O ideal é que a sua vida financeira esteja bem organizada, com um percentual de orçamento liberado para os gastos com o veículo. 

Então, conheças os gastos e possibilidades de renda mensal para separar um valor, arcar com parcelas de financiamento e outros gastos de um carro como manutenção, taxas anuais (IPVA e licenciamento), entre outros. 

Se planeje financeiramente 

Agora que você conhece o seu orçamento, você pode começar a se planejar financeiramente. Dessa forma, você pode estipular um percentual da sua renda para gastar com o veículo ou começar a se planejar para isso. 

Para fazer a compra, também será importante avaliar as possibilidades, entendendo quanto você pode dar de entrada, quais são os preços das parcelas e o prazo para pagamento. Assim, será possível encaixar os gastos no seu orçamento e garantir a tranquilidade financeira após a compra. 

Estime os gastos com o carro 

Outro ponto importante é conhecer os gastos posteriores com o veículo. Depois de conhecer o seu orçamento, você pode listar alguns modelos de automóveis e pesquisar os gastos de cada um deles no dia a dia. 

Pesquise na internet e faça perguntas a mecânicos e amigos que tenham carro para estipular os custos com as taxas anuais, seguro, manutenção e combustível. Dessa maneira, você poderá entender o quanto você precisa para manter o carro mensalmente.

Saiba o que você precisa

A compra do primeiro carro deve considerar o seu orçamento e as suas necessidades. Por isso, saiba o que você precisa e compre um modelo que se encaixe dentro da sua realidade. 

Para isso, responda algumas perguntas como:

  • Preciso de muito espaço? 
  • Qual é o meu limite de gastos mensais com o carro? 
  • Usarei o carro para trabalhar ou apenas para passear? 

Respondendo essas perguntas, você conseguirá entender o modelo que você precisa, escolhendo o carro com o melhor custo-benefício para a sua situação atual. 

Faça um test drive  

Mesmo após toda a pesquisa, fazer um test drive no veículo antes de fechar a comprar é muito importante. Se possível, leve um mecânico de confiança para dar uma olhada no veículo. 

Dessa maneira, você pode ter uma noção real das condições mecânicas do carro e do conforto que ele pode te proporcionar ao dirigir. Nada melhor do que dar uma volta com o carro para ter a certeza de que está fazendo uma boa compra.

Negocie com a concessionária/revendedora

Encontrou o carro ideal? Então busque negociar com a concessionária/revendedora para melhorar as condições de compra. É possível conseguir uma série de condições grátis na hora de comprar um veículo como o emplacamento (na compra de um carro 0km), primeiras revisões e IPVA. 

Também dá para negociar condições de financiamento como maior prazo de pagamento e parcelas mais baratas. Na compra à vista, você também consegue negociar descontos. As concessionárias/revendedoras não querem perder vendas, então é possível conseguir ótimas condições ao negociar a compra. 

Essas são as principais dicas para quem pretende comprar um carro em 2022. Um automóvel é um bem supervalorizado, que gera muitos custos no dia a dia. Então se planejar e apostar no custo-benefício é o segredo para que a compra e os gastos com o carro não pesem no seu orçamento.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.