Dicas para reinventar a casa com pequenas reformas

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por admin
em dezembro 7, 2022

Aprenda a transformar o seu ambiente com dicas simples e acessíveis

O movimento de redução de consumo, reutilização e reciclagem está cada vez mais incorporado ao nosso dia a dia. Para evitar o desperdício sem abrir mão de fazer a tão sonhada reforma da sua casa, é necessário olhar para novas possibilidades como: mudar a iluminação, pintar madeiras e renovar ambientes sem, necessariamente, investir em um grande projeto arquitetônico.

É importante ter em mente que as necessidades de reforma da casa variam de acordo com as particularidades de cada família e as características do imóvel. Neste post, trazemos algumas dicas de pequenas reformas que podem ser colocadas em prática por quem quer dar um “up” no visual da casa sem, necessariamente, realizar grandes obras.  

Revise a iluminação

A iluminação é um dos segredos do conforto e bem-estar em uma casa. Investir em uma boa iluminação pode fazer toda a diferença na qualidade de vida e na funcionalidade dos espaços. Podemos dizer que a iluminação é o que permite que você crie um ambiente seguro e confortável, podendo ainda ser utilizada como um diferencial na decoração.

Por isso, se você quer implementar pequenas mudanças no seu apartamento ou casa, a primeira dica é revisar a iluminação. Coloque lâmpadas de LED, considere o uso de abajures e, se possível, contrate um projeto luminotécnico personalizado para o seu ambiente. 

Outra dica que vai mudar totalmente o ambiente é a cor das lâmpadas. Sempre dê preferência para as lâmpadas amareladas, elas trazem conforto para o ambiente e se adaptam a todos os cômodos, desde a cozinha até a sala, os banheiros e os quartos. 

Renove a pintura dos móveis e das paredes

Pintar as paredes da casa pode mudar totalmente os ambientes e trazer uma renovação bacana para sua rotina. Por isso, outra dica de reforma que não demanda grandes movimentos, mas que traz mudanças significativas, é a renovação da pintura das paredes e dos móveis — como mesas, cadeiras, estantes e armários, por exemplo.

Escolha cores adequadas ao tipo de ambiente e ao espaço disponível. As cores mais claras, por exemplo, ajudam a trazer uma sensação de amplitude — o espaço parece maior. As cores mais escuras, por outro lado, trazem uma sensação de conforto, porém, fazem com que os espaços pareçam menores.

Quem tem um imóvel pequeno deve apostar em cores claras e iluminadas, somado a isso, o uso de espelhos na decoração vai ajudar a parecer que o espaço é maior. 

Mude a decoração

Outra dica de ouro para quem quer mudar a casa sem fazer grandes reformas é rever a decoração. As peças decorativas conversam com tendências de moda e por isso, com o passar do tempo, podem trazer a sensação de que o ambiente está “ultrapassado”.

Para renovar, compre uma mesa e cadeiras novas, mude a posição do sofá, coloque almofadas novas em cima do sofá, considere pintar uma parede de uma cor diferente ou ainda colocar novos quadros na sua sala.

Como destacamos, os espelhos são mecanismos bacanas e que podem ajudar a trazer uma sensação de que o ambiente é maior e ainda ditar o estilo moderno da sua decoração. Aposte nessa solução para renovar tanto os espaços de uso comum como a sala e os banheiros quanto às áreas íntimas. 

Segmente a reforma por ambientes

Não sabe por onde começar? Uma dica de ouro para organizar suas pequenas reformas é segmentar as escolhas por ambientes. Se você começar pela cozinha, por exemplo, vale a pena avaliar a possibilidade de fazer pequenas mudanças como:

  • avaliar a iluminação do ambiente;
  • pintar os móveis;
  • trocar os puxadores dos móveis;
  • trocar as torneiras; 
  • renovar a bancada.

Para que as mudanças tragam harmonia e os ambientes conversem entre si é bacana padronizar  as cores e materiais que serão utilizados. Por exemplo, se você quer um estilo mais rústico, dê preferência às madeiras. Por outro lado, se preferir um estilo moderno, use cores sóbrias e materiais como vidro e metal. 

Se resolver pintar os móveis, não esqueça de usar tintas próprias para o material e dê preferência para as cores claras, já que elas imprimem mais leveza, luz e jovialidade. As cores claras ajudam a renovar e fazer com que o móvel pareça novo. 

Pequenas mudanças podem transformar completamente o ambiente. Aproveite as nossas dicas e comece a colocar em prática o seu projeto de reforma hoje mesmo! 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade