Dicas para ter um conforto financeiro

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por mateus
em fevereiro 24, 2023

Como ter uma vida compatível com suas possibilidades

A maior parte dos brasileiros enfrenta problemas para organizar suas finanças e, como resultado, vivem no limite do orçamento. Muitos de fato vão além e adotam um padrão de vida muito acima das suas possibilidades reais.

Felizmente, hoje em dia existem muitas formas de se organizar e evitar os excessos. Seja cortar gastos supérfluos, seja pegar um quitinete mobiliado ao invés de um apartamento, o importante é viver dentro de suas limitações e evitar ser pego desprevenido em momentos de crise.

Para isso, é muito importante fazer um planejamento financeiro, ou seja, adotar medidas para organizar suas finanças. Neste texto vamos conhecer algumas formas de se planejar e arrumar suas finanças com tranquilidade e segurança.

Use uma planilha e controle os gastos

Antes de fazer qualquer planejamento, você precisa conhecer suas receitas e gastos em primeiro lugar. Esse é o objetivo da planilha de controle: ter por escrito o registro das suas receitas e despesas mensais de forma mais detalhada.

Por meio do Excel, é possível organizar de forma detalhada as entradas e saídas em vários aspectos. Criar colunas com as receitas mostrando de onde vem cada fonte de renda e qual seu valor, por exemplo.

Já nas despesas, você pode dividir as despesas entre fixas e variáveis, lazer e despesas residenciais, entre outros tipos. Ao fazer isso, você terá o quadro completo de suas finanças e poderá dar início aos primeiros passos.

Conheça suas despesas e receitas

Uma vez que você listou as receitas e despesas, está na hora de conhecer cada tipo de entrada e saída. Você sabe, por exemplo, quais despesas são fixas ou variáveis?

O seu aluguel, por exemplo, se encaixa como uma despesa fixa, enquanto a conta de energia é uma despesa variável. Da mesma forma, seu salário mensal é uma receita fixa, ao passo que os dividendos de um investimento podem ser variáveis.

Ao conhecer essas despesas, é possível fazer uma média mensal e saber onde você pode começar a se organizar.

Reduza ou controle seus gastos

Com a lista de despesas nas mãos, chegou a hora de avaliar: “onde posso fazer ajustes?’ Isto é, quais despesas posso remanejar ou cortar para deixar meu orçamento mais equilibrado?

Um exemplo claro: imagine que seu orçamento deu uma despesa total de R$ 3.000, dos quais R$ 600 são de despesas com alimentação fora de casa. Em outras palavras, quase 20% do total. Saber desse dado pode te ajudar a traçar uma estratégia de fazer mais comida em casa, reduzindo os custos dessa despesa.

Além disso, compare sempre os preços de outras despesas (como contas de internet e assinaturas de serviços) e veja se você pode conseguir um desconto ou trocar por uma assinatura mais barata.

Mude o padrão das despesas fixas

Algumas despesas mensais são fixas e, por isso, mais difíceis de reduzir ou eliminar. É o caso do aluguel, por exemplo, que é mais difícil negociar o preço. Só que mesmo estas despesas podem ser trocadas por outras de menor valor.

Nesse caso, se você está pensando em alugar um imóvel, provavelmente está de olho em um apartamento. Isso significa procurar um imóvel vazio, fechar o contrato e começar a comprar os móveis para colocar no local.

Contudo, se você alugar um apartamento mais compacto que já venha mobiliado, pode fazer uma dupla economia. Primeiro, com o preço do aluguel, que tende a ser mais barato para imóveis menores. Segundo, um imóvel mobiliado traz uma grande economia por eliminar a necessidade de você procurar os móveis.

Por isso que a modalidade de alugar imóveis mobiliados está crescendo no Brasil, enquanto isso já é comum em países europeus, por exemplo. Essa medida pode reduzir os gastos em até 50%, gerando uma grande economia no processo de busca do imóvel.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade