Entenda como praticar exercícios sem precisar ir à academia

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Carlos Meira
em julho 4, 2022

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É possível improvisar aparelhos ou até mesmo usar o próprio corpo como peso para treinar

Se você mora em uma cidade um pouco mais movimentada, provavelmente percebeu a chegada de alguma academia na região. No entanto, nem todo mundo é fã de ir atrás de um tênis confortável, roupas de nylon e dedicar tempo da rotina para se deslocar até um destes espaços voltados para prática de atividades físicas.

Segundo dados do IHRSA Global Report 2020, o Brasil ocupa o segundo lugar em quantidade de academias, com franquias abrindo novas unidades quase diariamente. Mas além do gasto fixo por mês, frequentar uma academia envolve socialização, e nem sempre as aulas agradam a todos os gostos.

Para quem busca melhorar a qualidade de vida ou ficar mais livre na hora de se exercitar, é super possível mexer o corpo sem sair de casa, convidando até mesmo a família, amigos e pets para dividir esse tempo com você. Quer saber como? Então continue lendo este artigo.

Exercícios físicos são fundamentais para uma melhor qualidade de vida

Não é de hoje que especialistas alertam para os efeitos do sedentarismo na saúde das pessoas. De acordo com dados do Projeto ConVid, da UFMG, 60% das pessoas ficaram sedentárias durante a pandemia, incluindo quem antes mantinha uma rotina intensa de treinos. 

Felizmente, com mais tempo em casa, outra enorme quantidade de pessoas buscaram formas de praticar exercícios em casa, criando uma rotina movimentada e se beneficiando com melhorias na saúde. Veja algumas delas:

  • Prevenção de doenças: a pandemia assustou o mundo, e exercícios que melhoram a capacidade pulmonar foram bem mais procurados durante o período. Praticar atividades físicas regularmente evita doenças crônicas cardiovasculares, melhora o sistema imunológico e equilibra o metabolismo;
  • tratamento de depressão e ansiedade: o isolamento social aumentou e muito os casos diagnosticados de depressão e ansiedade. Praticar exercícios por cerca de 30 minutos diariamente ajuda a reduzir a gravidade das crises de depressão e ansiedade, sendo um ótimo complemento para o tratamento dessas doenças;
  • perda de peso e corpo definido: para quem busca manter o corpo em dia, praticar exercícios é a principal forma de trabalhar o corpo, claro, atrelado a uma alimentação balanceada e rica em nutrientes para cada biotipo.

Tipos de atividades físicas possíveis de realizar fora de academias

Sabendo de todos os benefícios que exercícios físicos podem trazer para a sua vida, que tal conhecer algumas formas de se exercitar longe de uma academia, gastando praticamente nada e adequando conforme sua rotina? Confira.

Caminhada e corrida

A caminhada é um exercício democrático, que pode ser praticado por todas as idades, e é indicado inclusive para pessoas com histórico de doenças crônicas. Ela ajuda no controle da pressão arterial, colesterol, trabalha os nervos e articulações, e o melhor: pode ser feita em qualquer lugar. 

Em algumas cidades é bem comum encontrar praças e centros esportivos abertos durante boa parte do dia, onde pessoas podem praticar caminhada ou corrida em chão plano e de acordo com sua capacidade física.

Yoga

O yoga é uma prática que trabalha todo o corpo, indicado tanto para quem quer relaxar em algum momento do dia, ou intensificar aquele projeto fitness. Na internet é possível encontrar aulas gratuitas para iniciantes e experientes, além de aulas particulares oferecidas em centros estéticos, escolas e associações de bairros.

Musculação

Sim, é possível fazer musculação fora de academias. Em casa, você pode usar garrafas de água de diferentes tamanhos como pesos, ou ainda optar pela modalidade de calistenia, que dispensa o uso de aparelhos, pois o corpo é o meio pelo qual cada músculo é estimulado conforme o peso aplicado.

Esportes com bola

Futebol, vôlei, basquete e queimado. Estes são apenas alguns dos esportes que podem ser praticados individual ou coletivamente em quadras de bairro, clubes particulares e até mesmo no quintal de casa. Basta ter uma bola, uma garrafa de água para manter a hidratação, e chamar a galera para se divertir enquanto o corpo recebe todos os benefícios da prática de atividade física.

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