O que é experiência do usuário e como ela impacta suas vendas

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por lucas
em outubro 31, 2022

Dentro do universo digital, promover uma boa experiência do usuário se tornou cada vez mais importante e o assunto tem sido motivo de debate e criação de novas estratégias entre várias companhias que entenderam a importância dessa questão para vários aspectos como criação de uma boa imagem no mercado e fidelização do cliente. 

Entretanto, para além de compreender a importância da experiência do usuário, é necessário saber como fazer para que seus clientes tenham uma boa experiência, e o mais importante de tudo, entender como tornar essa experiência personalizada para seu público e dar a eles algo que eles possam entender como relevante e necessário. 

Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre como dar uma boa experiência de usuário para seus clientes e entenda, mesmo sem ter um curso de gestão de pessoas faculdade, como aproveitar todos os benefícios que essa estratégia pode oferecer para sua companhia levando ela ao sucesso do mercado. 

O que é experiência do usuário e como ela impacta suas vendas?

Para quem nunca ouviu falar nesse termo, a experiência do usuário nada mais é do que todos os pontos de contato de um cliente com algum elemento da marca, desde uma peça de marketing até um produto.

Em suma, é possível resumir afirmando que esta é a vivência de um cliente ao acessar o produto ou serviço e isso inclui também a parte emocional.

Vale lembrar que para um e-commerce, oferecer uma boa experiência de usuário significa investir em site que tenha uma boa visualização, fácil acesso, que não trave, seja fluído, tenha bons recursos visuais, não seja muito pesado e etc.

Sendo assim, confira a seguir os 4 pilares da experiência do usuário.

  • Usabilidade: o site precisa ser fácil de usar;
  • Utilidade: o conteúdo precisa ser útil para o usuário;
  • Acessibilidade: o material deve ser de fácil acesso;
  • Funcionalidade: o objetivo para o qual a página foi pensada precisa ser cumprido.

Vale lembrar que todo conhecimento é sempre bem vindo, e da mesma forma que é necessário formar equipes de gestão financeira que sejam formadas em cursos como um tecnólogo gestão financeira ead, é importante investir em funcionários que entendem de marketing e comunicação para promover a melhor experiência para seus clientes. 

Qual a importância da experiência do usuário nas vendas?

Atualmente, a maioria das pessoas preferem consumir através da internet. Diversas pesquisas mostram que as pessoas preferem comprar pela internet do que ir pessoalmente em lojas, por exemplo.

Dessa forma, investir na construção de sites que funcionem com excelência e causem uma boa impressão no consumidor se tornou essencial. 

Em suma, criar uma boa experiência para o cliente, seja digitalmente ou em ambientes presenciais, como em lojas, é tão importante quanto um gestor hospitalar se formar em um curso de gestão hospitalar ead.

Isso porque, é essa experiência que tornará a sua companhia diferente das outras e impactará seus clientes em outro nível. 

Em suma, investir nessa experiência significa aumentar as suas chances de fidelizar o cliente e transformar suas visitas em compras de fato, aumentando a conversão dessas pessoas. 

Para entender melhor, basta se colocar no lugar das pessoas, uma vez que, ao entrar em um site que trava e tem difícil usabilidade, muito provavelmente você pode se irritar e desistir de conhecer aqueles produtos. 

Já na situação contrária, muitas vezes você vai optar em ir na loja que tem o melhor sistema, mesmo que seja mais cara, justamente pela facilidade desse sistemas que vai evitar que você tenha dores de cabeça e problemas futuros. 

Como melhorar a Experiência do Usuário no seu E-commerce?

Para conseguir esse feito, não é preciso realizar uma faculdade de gestão de vendas, por exemplo, basta investir nas melhores estratégias do marketing digital, entre elas, melhorar a experiência do seu usuário.

Para fazer isso na prática, é possível investir em aspectos como:

  • Sistema ou site que seja fácil e funcione bem;
  • Produtos e um sistema útil
  • Criação de uma imagem e sistema confiável (ou Críveis)
  • Sites que sejam acessíveis;
  • Propagandas e produtos desejáveis. 

Qual é o custo de ter uma má experiência do usuário?

Ter um negócio e desejar que ele seja bem sucedido requer investimentos, assim como uma pessoa que almeja fazer um curso de gestão financeira ead para atuar no mercado. 

Dessa forma, os custos de promover uma boa experiência para o seu usuário podem ser variados, o que requer a pesquisa por bons profissionais e a solicitação de cotações. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

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