Gasto mais do que posso, como evitar o consumismo?

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Carlos Meira
em julho 7, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Endividamento é mais comum com cartões de crédito, gerando o famoso ‘efeito bola de neve’ 

Estudos comprovam que o ato de comprar gera efeitos no cérebro nas áreas responsáveis pelas sensações de prazer. Porém, essa sensação é temporária e pode virar uma baita dor de cabeça na hora de quitar dívidas adquiridas por impulsos momentâneos e pela falta de um bom planejamento financeiro.

De acordo com dados da  Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 77% das famílias brasileiras fecharam o mês com algum tipo de dívida em 2022, em sua grande maioria provenientes de gastos com cartão de crédito.

Obviamente, temos que separar os gastos emergenciais, que podem surgir devido à economia difícil, ao desemprego e ao baixo rendimento do salário mês a mês, dos gastos supérfluos, que muitas vezes são os que mais pesam na fatura do cartão.

Se você anda gastando mais do que pode, já sabe como controlar a fatura e evitar criar dívidas que não poderão ser pagas, diminuindo seu crédito na praça? É o que te mostramos neste texto. 

Entendendo as suas economias

O primeiro passo para evitar gastar além do possível é entender exatamente como o seu fluxo financeiro funciona, e a melhor forma de fazer isso é colocando no papel. Separe uma folha e divida em três colunas: entradas, gastos fixos e gastos transitórios.

Deixar suas movimentações financeiras mais visuais vai te ajudar a entender onde a maior parte do seu dinheiro está sendo gasta e, a partir disso, será mais fácil pensar em quais itens estão nessa lista sem necessidade.

Isso não significa que você precisa deixar de sair, comprar roupas ou algum outro mimo de vez em quando, mas se isso está consumindo mais que 30% do seu salário, é hora de repensar seus gastos.

Eliminando dívidas mais difíceis e controlando os gastos

Depois de ter em mãos tudo anotado, é hora de separar quais as dívidas com mais tempo e de maior valor. Muitos credores estão dispostos a quitar dívidas de alto valor quando pagas à vista e, muitas vezes, é possível conseguir descontos acima de 50% do valor total. 

Em alguns casos, vale até mesmo tentar um empréstimo para pagar o valor total e manter o pagamento do empréstimo em valores mais acessíveis, te livrando de problemas maiores.

Feito isso, é necessário enxugar os gastos, para que você não corra risco de criar novas dívidas em seguida. Uma forma de fazer isso é voltando nas suas anotações: quantos dos gastos mensais são provenientes de cartão de crédito ou pagamento de cheque especial?

Criando uma planilha de gastos e limite proporcional

Criar uma planilha para controlar os gastos não precisa ser algo complicado. Você pode fazer isso em uma folha simples de papel, um quadro de avisos na parede de casa, no computador ou até mesmo no celular. 

O importante é manter um registro de todas as entradas e saídas de dinheiro, separados de outros gastos, como cartões de crédito e investimentos. Isso te ajudará a ver o controle dos gastos ao longo do tempo, permitindo que você aumente ou reduza o limite do seu cartão para uso, conforme o desafogamento das dívidas.

Outra dica é optar por pagar sempre no débito, deixando os cartões apenas para compras de valores mais altos (e com produtos essenciais). Além disso, deixe para usar o cheque especial apenas em situações de extrema emergência. 

Uma dica final: se você sofre de quadros de ansiedade, é bem provável que você já tenha feito compras por impulso. Faça um bazar de tudo do seu armário que você não utiliza mais e use esse dinheiro para pagar dívidas. Quando necessário, buscar ajuda psicológica e procurar outras atividades não associadas ao consumismo são formas de evitar gastar mais do que você pode.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.