Geração Alpha: como presentear crianças que já nasceram na era da tecnologia

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por admin
em novembro 23, 2022

Está perdido e não sabe o que dar para uma criança que já nasceu na era da tecnologia? Não se preocupe, nós vamos dar todas as dicas que você precisa saber

A geração Alpha nasceu totalmente imersa na tecnologia, isso não dá para negar. No entanto, é necessário pensar onde ficam os brinquedos educativos e as brincadeiras que antes utilizavam o ambiente e outras pessoas para interagir.

A maioria das coisas acabou migrando para o digital, ganhando muito mais eficiência.  E não precisa de muito para conseguir estar presente, um smartphone barato já pode oferecer tudo que uma criança precisa.

Diante disso, as opções que vão estimular o lado lúdico, a criatividade e o senso crítico da criança são diversas. Tudo isso sendo desenvolvido ao brincar, sem perder o que antes se tinha com brincadeiras antigas.

Leia abaixo e confira alguns brinquedos tecnológicos muito legais que as crianças vão amar!

Sugestões de brinquedos tecnológicos

É normal ficar um pouco perdido quando vamos presentear alguém — e quando o assunto é fazer isso para uma faixa etária muito diferente da nossa é ainda mais complicado.

Mas não se preocupe com a dificuldade ou em ter de presentear com algo que você julgue ser muito complexo. Uma coisa é certa, independentemente do presente, a criança vai saber utilizá-lo como ninguém. Veja abaixo algumas opções.

Tablet

O tablet acaba sendo uma versão maior do celular, mas que pode ajudar, e muito, a criança a se divertir e até a se desenvolver. Com esse instrumento é possível desfrutar de vários jogos educativos e interativos, livros online, desenhos e muito mais.

Devido ao fato de a tela ser maior e do aparelho ser mais robusto, a criança pode  se aventurar muito mais no meio digital sem medo de quebrar ou danificar o objeto. 

Além disso, o tablet é portátil e ocupa pouco espaço, proporcionando acesso a diversos conteúdos educativos em qualquer lugar, como no carro, em uma fila ou dentro da própria escola com aulas direcionadas a ele. 

Videogame

Essa opção já é um clássico, mas continua sendo bastante eficiente quando o assunto é agradar uma criança. 

Isso acontece porque com o tempo continuam lançando videogames cada vez mais tecnológicos. As crianças adoram jogar jogos digitais, por isso o videogame permanece como uma alternativa de presente incrível. 

Porém, é essencial presentear com jogos que sejam adequados à idade da criança, pois alguns deles podem ser muito avançados para a idade ou muito violentos. 

Além disso, é importante saber que não se deve passar muito tempo em frente às telas. É importante ponderar o tempo da brincadeira, pois a criança não deve ficar o tempo todo jogando, já que isso pode ser bastante prejudicial.

Robôs

Os robôs também são uma ótima solução para oferecer uma opção diferente de telas, pois a criança vai conseguir interagir através de um controle remoto com o brinquedo.

Porém, existe também a opção de conectar o robô a um dispositivo móvel, o que pode trabalhar bastante a criatividade e o lado lúdico da criança, pois ela vai ter uma opção bastante interativa no celular. 

Dessa maneira, o robô costuma fazer bastante sucesso entre crianças e jovens, pois é um brinquedo que anda e pode até falar, semelhante a uma versão melhorada de um boneco, só que como se ganhasse vida. 

Drone

Ao contrário do que se imagina, o drone pode ser sim uma opção de presente para crianças. Ele é uma evolução dos carrinhos de controle remoto, porém, atingem alturas muito altas e podem até filmar. 

O drone é um brinquedo que lembra muito os antigos aviões por controle remoto, e pode proporcionar brincadeiras bastante diferentes. Ao fazer a montagem do brinquedo, o raciocínio lógico, a física e a matemática vão ser estimulados.

Quando colocado em voo, o drone traz muitos outros aprendizados sobre geografia, aeronáutica e até mesmo robótica, uma disciplina comum nas escolas atualmente.

No entanto, é muito importante o supervisionamento de um adulto, pois os drones podem causar muitos perigos se sobrevoarem certos locais, podendo até machucar pessoas se caírem em algum lugar. 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade