Home decor para aquecer sua casa nos dias frios

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por mateus
em junho 14, 2023

Oficialmente, o inverno começa no dia 21 de junho aqui no Brasil, mas a temporada de baixas temperaturas já vem sendo sentida alguns dias antes. Nesse tempo, as pessoas buscam maneiras de se protegerem contra o frio e isso não necessariamente se resume às vestimentas.

O uso de modelos mais grossos de tapete para sala, por exemplo, é uma ótima forma de deixar o ambiente mais confortável do ponto de vista térmico e convidativo, seja para tomar um bom chocolate quente ou para assistir a um filme com a sua família.

A ideia é que a decoração seja usada não apenas como um “embelezador” dos cômodos, mas principalmente um verdadeiro mecanismo para minimizar o frio, deixando a sua casa muito mais aconchegante. Confira a seguir as principais dicas para home decor nos dias frios.

Como aquecer sua casa através da decoração

Invista em tapetes

Os tapetes são ótimos aliados para manter o conforto térmico do ambiente e inibir que a gente sinta frio ao colocar os pés diretamente no chão. Durante o inverno, seu uso não precisa ficar restrito à sala de estar, podendo fazer parte dos quartos, sala de jantar e escritório.

Lembre-se de escolher modelos que sejam compatíveis com os moradores da casa. Tapetes felpudos, por exemplo, não são aconselháveis para pessoas que sofrem com alergias respiratórias.

Acrescente almofadas

Para dar mais conforto e, de quebra, diminuir o frio do inverno, você pode acrescentar algumas almofadas na sua decoração, tanto na sala de estar como nos quartos e até na varanda, caso ela seja coberta.

Se você já tem uma boa quantidade de almofadas, trocar as capas pode ser uma alternativa mais econômica para dar um up na decoração. Procure por modelos com tecidos aveludados e estampas mais quentes.

Use mantas no sofá

Juntamente com as almofadas, as mantas são peças que são bem-vindas durante o inverno, exatamente porque oferecem essa barreira física contra o frio. Peças de crochê, linho e algodão são as mais indicadas.

A forma de usar é uma opção pessoal, já que a manta pode ser colocada no canto do sofá, em um dos braços do móvel, estendida sobre o topo ou ainda dobrada na parte da frente. Quando se levantar, lembre-se de arrumá-la na posição escolhida.

Troque as luzes

Por mais que elas sejam indispensáveis, é fato que as luzes brancas dão uma certa frieza ao ambiente. Nesse sentido, você pode fazer uma troca por modelos de luz que sejam mais amareladas, como a chamada luz branca quente.

Não é necessário trocar todas as lâmpadas da casa, até porque alguns locais exigem a presença de uma luz branca fria (como é o caso do escritório e da cozinha). Priorize cômodos como os quartos e a sala de estar.

Utilize tonalidades mais fortes na decoração

Ainda falando de quente e frio, devemos nos lembrar que essa regra também vale para as cores usadas, seja na roupa de cama e banho, seja nas mantas e almofadas que recobrem o sofá.

Dê preferência para os tons terrosos, como marrom, bordô, mostarda, bege e caramelo, mesmo que nos detalhes da decoração. Dessa forma, você estará adicionando mais calor e vivacidade em contraposição às temperaturas baixas próprias do inverno.

Aposte na decoração com velas

Nem todo mundo vai ter a oportunidade de apreciar o calor de uma lareira dentro de casa, ainda mais aqui no Brasil. Só que você pode produzir um pouquinho de calor usando velas. Modelos maiores e aromáticos são os mais indicados, dando um quê de aconchego que combina com o tempo frio.

Você pode usá-las para criar uma aura mais romântica durante o jantar ou mesmo um ambiente mais acolhedor na hora do banho. Lembre-se, porém, de ter atenção e cuidado ao local em que as velas estão posicionadas – com distância segura de tecidos, papéis e materiais inflamáveis.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade