Hotstamping na indústria de embalagens: impacto visual e de marketing

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por mateus
em novembro 9, 2023

Cada vez mais, as empresas utilizam estratégias sensoriais para se destacar no mercado, entre elas, hotstamping em suas embalagens, a fim de que o cliente se lembre da marca

Cada vez mais, as pessoas possuem um número maior de opções de produtos e marcas para escolher. Por isso, as empresas procuram se diferenciar em todos os sentidos, inclusive no visual, como o hotstamping, que consiste em estampas exclusivas em produtos e embalagens, como camiseta, tênis e, por vezes, até no pão de hambúrguer. Mas, afinal, o que isso tem a ver com marketing? 

Confira um pouco mais sobre o mercado de marketing e como utilizar os sentidos sensoriais podem estar ligados às suas estratégias. 

Sobre o mercado de marketing

A área de marketing é diversa e possui diversas vertentes de estudo. Não à toa, quando uma pessoa fala que trabalha com marketing, por muitas vezes, não entendemos bem o que ela faz. Diversos cursos de comunicação possuem a disciplina na grade, como Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, sem contar os cursos específicos.

Com as mídias sociais, influenciadores e pequenos negócios on-line, a área ficou ainda mais conhecida, uma vez que marketing e propaganda chamam a atenção das pessoas e estão no cerne de negócios. Porém, o que é exatamente marketing?

Há diversas definições sobre a área na internet, mas simplificando de uma forma compreensível: marketing é a arte de fazer bem as trocas, seja essa troca um seguidor, seja uma compra, ou seja até mesmo um produto. Com essa premissa, podemos ver que o marketing sempre existiu, mesmo não sendo chamado com esse nome em outras épocas.

Havia marketing em feiras, onde as pessoas trocavam produtos por outros, há marketing nas redes sociais, nas quais seguimos alguém em troca do conteúdo da pessoa, e nas compras que fazemos, em que negociamos um produto ou serviço por dinheiro. 

No entanto, o marketing requer pesquisa de mercado para entender com quem a troca vai ser feita e um estudo básico sobre esse consumidor. Por isso, diversas vertentes são estudadas, além de ter diversas formas de fazer marketing, sendo uma delas pelos sentidos humanos.

Neuromarketing

Dentre as diversas vertentes do marketing, podemos encontrar o neuromarketing, que é o estudo de como uma ação de marketing é entendida pelo consumidor neurologicamente e quais estímulos ela pode provocar. 

No estudo de neuromarketing há controvérsias e discordâncias entre os estudiosos, mas é usado por diversas lojas e marcas, mesmo que sem perceber. Um dos livros mais famosos sobre o assunto é ‘A lógica do consumo – Verdades e mentiras sobre por que compramos’, de Martin Lindstrom, no qual o autor apresenta as razões pelas quais os consumidores compram incessantemente de uma marca.

Um dos capítulos discorre sobre neuromarketing, focando nos cinco sentidos humanos que, por muitas vezes, são utilizados como estímulos em estratégias de marketing. Um exemplo disso é o olfato, que possui um sentido de lembrança aguçado. 

Você não esquece um cheiro com facilidade e, por muitas vezes, as empresas utilizam isso justamente para você lembrar dela. Afinal, ainda mais nos dias atuais, a concorrência se torna cada dia maior. Com isso, as companhias usam os sentidos para se destacar, sendo um dos principais, o visual.

A importância da identidade visual

A visão pode nos fazer sentir diversas coisas: fome, frio, desejo, repulsa, entre outras sensações. Não à toa, utilizamos bastante as redes sociais e assistimos bastante à televisão ou ao streaming. Mesmo quando estamos lendo, imaginamos como seria a cena visualmente. 

Tendo em vista essa importância, as empresas utilizam elementos visuais para se destacarem e para quando você olhar para seu logo ou suas cores, lembrar-se dela. Nos comerciais, todos os elementos remetem às marcas, com as cores do logo, por exemplo, para promover o estímulo visual para quando você olhar para aquela cor, roupa ou outro item, reconhecer e lembrar-se da marca.

Isso faz parte da experiência do consumidor, assunto cada vez mais debatido na área de Marketing e Comunicação. Da mesma forma, as empresas personalizam embalagens com hotstamping para marcar a companhia, além de passar certa credibilidade ao consumidor.

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