Ideias de como planejar um jantar para toda a família

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Carlos Meira
em julho 27, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Com organização e um toque de afeto, esse momento será inesquecível para todos

Estar reunido com a família à mesa é um momento único, mas com a correria do dia a dia pode acabar se tornando algo raro de acontecer. No entanto, nada impede que você possa planejar um evento, como um jantar, para recebê-los em casa.

Se esse é o seu desejo, saiba que é preciso organização e um certo planejamento prévio para que tudo saia da melhor maneira possível. Conferir se os aparelhos de jantar estão em dia é necessário, assim como checar os ingredientes para o jantar.

Para facilitar, selecionamos tudo aquilo que você precisa fazer para realizar essa reunião familiar no conforto de sua casa, sem o risco de esquecer o que pôr à mesa. Você só vai precisar de organização, planejamento e um toque de afeto.

O que é preciso para um jantar em família?

Existem várias etapas na hora de programar um evento festivo em casa, seja para comemorar algo como um aniversário ou simplesmente para ter o prazer de dividir bons momentos com aqueles que a gente ama.

A primeira delas é definir uma data para o jantar. Para tanto, você deverá conferir a sua disponibilidade e a dos seus familiares. Se a ideia é reunir todo mundo, o ideal é fazer um jantar em que todos possam estar presentes, ou pelo menos a maioria.

Além da data, é preciso determinar a quantidade de convidados. Isso vai ser importante para a organização da mesa, da comida e da bebida. Por isso, faça uma média contando sempre a mais. Sua prima pode trazer o namorado ou uma tia ter que cancelar a ida de última hora. É sempre melhor sobrar do que faltar.

O aparelho de jantar que será usado deve estar disponível e devidamente limpo para o jantar. Então, vale a pena conferir o número de talheres e, se necessário for, comprar algum extra antecipadamente. Lembrando que esse número deve corresponder ao número de convidados.

Para fazer o jantar propriamente dito também é preciso considerar o número de convidados. A receita deve ser mais que suficiente para cada um. A regra do fazer a mais também é mantida, já que há quem queira repetir e quem coma menos. O mesmo vale para as bebidas.

Por fim, mas não menos importante, o ambiente deve estar devidamente limpo e organizado. Faça uma limpeza na casa e organize-a da melhor forma possível. Na mesa, coloque toalha ou jogos americanos, com pratos, talheres, taças ou copos e guardanapos. Finalize com algo decorativo, como um vaso de flores.

Dicas de receitas para jantar em família

Agora, em se tratando do jantar, existe uma infinidade de opções do que pode ser servido. A seguir, selecionamos algumas ideias de receitas, desde as mais elaboradas às mais simples.

Arroz com camarão

O arroz por si só é um alimento relativamente comum e presente no prato da maioria dos brasileiros todos os dias. E que tal se ele for servido misturado com camarão? O sabor será completamente diferente e muito mais saboroso. 

Risoto

Ainda falando de arroz, outra receita deliciosa é o risoto. Lembre-se, porém, de que o arroz usado deve ser específico para esse tipo de receita, como o arbóreo, o carnaroli e o vialone nano.

Salada de bacalhau

Uma opção deliciosa para quem ama peixe é a salada de bacalhau. A receita leva batata inglesa, pimentão vermelho, verde e amarelo, azeitona roxa e ovos cozidos, além de lascas generosas de bacalhau.

Creme de mandioquinha com cogumelo

O dia está mais frio? Que tal investir num prato mais quente? Uma boa pedida é o creme de mandioquinha, temperado com coentro e cheiro verde, e finalizado com cogumelo shimeji frito na manteiga.

Frango xadrez

Em se tratando de receita agridoce, vale a pena investir no clássico frango xadrez. Além da carne, ingredientes que não podem faltar são cebola, cenoura, pimentão, amendoim e molho shoyo para dar aquele sabor inconfundível.

Sobremesa

Lembre-se também de ter uma sobremesa para servir após o jantar. Mousse de limão ou maracujá, sorvete com calda de banana, brigadeiro de colher, palha italiana, pudim de leite condensado, pavê de morango, torta holandesa, petit gâteau, manjar de coco e cheesecake são algumas opções deliciosas.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.