Imagem e reputação da sua marca: entenda a diferença entre eles

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por lucas
em setembro 30, 2022

Cuidar bem da marca é fundamental para que ela possa alcançar um público maior e conquistar um bom espaço no mercado. Empreendedores e gestores precisam se preocupar em como está a imagem de sua marca perante as pessoas.

Só que os termos “reputação” e “imagem” não são sinônimos, embora sejam parecidos estejam diretamente relacionados. A confusão entre eles faz com que muitos negócios se percam na hora de elaborar aquilo que querem transmitir no mercado.

Ambos são características de uma marca que possuem muito valor para o modo como o público percebe a empresa e interage com ela. No entanto, esses conceitos não são importantes para os clientes, visto que impactam colaboradores e outros stakeholders.

Investidores e fornecedores, por exemplo, estão sempre atentos à reputação e à imagem das empresas, antes de se envolver com elas. Com base nisso, fica claro que se preocupar com esses fatores é indispensável para o sucesso da companhia.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, será possível entender a diferença entre imagem da marca e reputação da marca, a importância de diferenciá-las e como melhorá-las com as estratégias certas.

Diferenças entre reputação e imagem

Para entender a diferença entre esses conceitos, é necessário compreender a ideia por trás de cada um. A imagem está relacionada ao modo como o consumidor percebe o contato com a organização, seja comprando, acessando suas plataformas, entre outros.

A reputação, por sua vez, trata-se da soma das percepções do coletivo com o objetivo da empresa. Pode ser medida por meio de suas ações, nos resultados que entrega, se respeita prazos e cronogramas e assim por diante.

Ao cuidar bem de sua imagem e reputação, uma gráfica especializada em plotagem de plantas e projetos constrói sua identidade. A identidade da empresa é seu DNA, e ele carrega valores e propósitos no mercado em que atua.

Os negócios têm o desafio de imprimir o objetivo de imagem para que sejam vistos como aquilo que realmente são, sem distorções e prejuízos que possam trazer problemas para sua reputação.

Importância de diferenciá-las

As empresas precisam saber diferenciar esses dois conceitos porque, quando eles entram em pauta, percebe-se a importância de caminharem juntos. Se estiverem alinhados, ajudam a definir as estratégias da corporação e fidelizam os consumidores.

A identidade complementa a reputação e a imagem, formando os três pilares essenciais para que o negócio tenha sucesso. Eles traduzem os valores e missões da corporação, pois a identidade trata o modo como a companhia quer ser vista.

A imagem, por sua vez, é o modo como as pessoas enxergam a corporação, enquanto a reputação é a união entre todas essas características.

Muitas empresas, como uma funilaria porto seguro, possuem uma reputação invejável, o que ajuda a superar crises de imagem. Isso é muito comum com marcas franqueadas que têm problemas pontuais com algumas unidades.

Elas agem rapidamente para que possam sanar o problema pontual, por meio de estratégias essenciais, como:

  • Treinamento de funcionários;
  • Pedidos de desculpas;
  • Mudanças de posicionamento;
  • Resolução do problema.

Nesse sentido, fica clara a importância de entender os conceitos e, com isso, melhorar o trabalho interno e externo de cada um. É imprescindível identificar danos pontuais e o que está prejudicando a imagem para proteger a reputação da empresa.

Como melhorar a imagem e a reputação?

O consumidor moderno procura empresas que ofereçam produtos e serviços de qualidade, com uma boa imagem e reconhecimento de mercado. Tendo isso em vista, é imprescindível fazer investimentos para fortalecer a credibilidade e a confiança do negócio.

Se ele for capaz de se renovar, vai conquistar mais clientes e será lembrado pelas pessoas. Lembre-se de que a concorrência está cada vez maior, sendo necessário preservar a reputação para que a companhia consiga se equilibrar.

Para melhorar continuamente a imagem e a reputação de sua marca, uma empresa de recarga de extintor Co2 deve investir nas seguintes estratégias:

Cuidar do marketing

O marketing é um ponto muito importante para o sucesso da companhia e deve ser trabalhado de maneira eficaz. Adotar um tipo específico de marketing não significa que o outro deve ser descartado.

Por exemplo, não é porque a marca investe em marketing digital, que deve ignorar o marketing offline. Na verdade, eles podem caminhar juntos para aumentar o potencial do negócio e atrair novos clientes.

O mercado consumidor é bem variado e ajuda a alcançar os clientes, onde quer que eles estejam. Por essa razão, não é possível dizer que um é melhor do que o outro. Tanto as estratégias virtuais quanto as offline devem ser coesas e integradas.

As ações offline de uma assistência técnica celular perto de mim podem interagir com a mídia online, tais como aplicativos, site institucional, redes sociais, entre outros.

Além disso, praticamente todos os canais e programas de televisão possuem suas plataformas virtuais, o que colabora com o engajamento e a interação do público, permitindo que a empresa seja vista em todos eles.

Trabalhar a comunicação da empresa

A comunicação da empresa merece muita atenção para melhorar a imagem da marca. De nada adianta oferecer produtos e serviços de qualidade se o nome não é reconhecido no mercado, mas uma boa comunicação consegue reverter o quadro.

É por meio dela que a companhia cria uma identificação e consegue consolidar sua marca perante os consumidores. Os clientes vão associar o tipo de atendimento recebido durante a compra, algo decisivo para a fidelização e a propaganda boca a boca.

Hoje em dia, as pessoas podem comprar os mesmos produtos e serviços com diferentes empresas, por isso, o diferencial está justamente no atendimento oferecido.

Essa questão fica ainda mais evidente nas compras online, pois não importa se o usuário quer comprar arame farpado para muro ou qualquer outro tipo de produto, o que importa para ele se sentir seguro, caso tenha que resolver algum problema.

Transmitir essa confiança é fundamental para fazer com que o consumidor escolha seu negócio em detrimento de outras empresas.

Participar de ações sociais

Projetos e ações sociais são excelentes para melhorar a imagem da organização, como ajudar o próximo ou o meio ambiente porque mostra que o negócio é útil para a sociedade e investe em ações positivas.

A empresa deve procurar um projeto ou causa relevante, visto que de nada adianta apoiar uma pauta e ter um comportamento controverso. Além disso, o tema escolhido deve ser importante para o público-alvo da marca.

Incentivar os colaboradores

A audiência da empresa percebe quando seus funcionários estão envolvidos com ela e com aquilo que representa. Nesse sentido, uma empresa de limpeza de carpete deve incentivar o engajamento dos seus colaboradores.

Em linhas gerais, a marca deve ser vivenciada pelas pessoas que trabalham para ela e, para isso, é necessário aprimorar sua imagem. Esse processo permite que os funcionários participem de reuniões, estratégias de marketing, dentre outras questões.

Isso faz com que se sintam parte da organização e diretamente responsáveis pelos resultados obtidos por ela. Não se deve esquecer da importância de garantir notoriedade, por meio de uma equipe preparada para atender os clientes.

Quando eles percebem que o vendedor acredita na ideia daquilo que está vendendo, se sentem mais seguros para investir. Nesse cenário, um fabricante de divisória corporativa deve promover workshops de capacitação, treinamentos, entre outras ações.

Conhecer os clientes

Para fazer todas as mudanças necessárias em relação à imagem da empresa, sua marca e as soluções que oferecem, é imprescindível conhecer os clientes. Quanto mais informações sobre eles a corporação tiver, mais interesse consegue despertar.

As pessoas são mais propensas a comprar os produtos quando se interessam pelos conteúdos direcionados a elas. O direcionamento é resultado de pesquisas que mostram o perfil do consumidor e dos clientes que já compram com o negócio.

A empresa vai entender o que leva uma pessoa a comprar com ela ou com seus concorrentes, e um software de coleta e tratamento de dados é uma boa ferramenta para fazer esse trabalho.

Depois de fazer essas pesquisas, um fabricante de rastreador portátil de longa duração só precisa definir o perfil que mais se adapta ao seu cliente e analisar quais estratégias são mais eficientes para atraí-lo.

Considerações finais

É importante ter em mente que uma boa imagem e reputação não se constroem da noite para o dia. Na verdade, depende de muito tempo, dedicação, investimento e manutenção.

Contudo, por meio das dicas deste conteúdo, fica mais fácil trabalhar essa questão e posicionar o negócio como autoridade naquilo que faz, mostrando para as pessoas que ele reúne as características necessárias para solucionar seus problemas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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