Networking: como criar uma boa rede de contatos

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por lucas
em novembro 29, 2022

Ter um bom networking é fundamental para qualquer profissional que queira encontrar oportunidades de trabalho e alcançar o sucesso.

Ao longo da vida, as pessoas vão fazendo contatos com outros indivíduos que fazem parte de seu círculo social, seja no trabalho, na família ou no círculo de amigos, e sempre tem alguém que pode acrescentar e ajudar em vários momentos.

Além disso, existem muitas oportunidades de ajudar essas pessoas, compartilhando informações, indicando vagas de emprego, convidando para eventos relacionados à profissão e assim por diante.

O networking é uma rede de contatos que serve para trocar experiências e que agrega muita informação de valor à vida profissional. Dificilmente alguém consegue crescer sem ajuda de outras pessoas.

O convívio social molda as experiências e traz oportunidades de vida nos mais variados sentidos, e isso explica a importância da convivência e de fazer bons contatos em todas as oportunidades.

Mais do que criar um bom networking, é muito importante fortalecer essa rede e estreitar o vínculo com os contatos.

Pensando nisso, o presente artigo apresentará qual é o conceito de networking, para que ele serve e como criar uma boa rede de contatos.

O que é networking?

Networking nada mais é do que uma rede de contatos que serve para trocar informações relevantes e compartilhar ajuda mútua. São atividades relacionadas à carreira e negócios, por meio de relacionamentos interpessoais produtivos.

Quando bem alimentado, aumenta as oportunidades de sucesso profissional, e isso ocorre por meio da convivência e do apoio de pessoas que possuem propósitos e objetivos em comum.

O gestor de um fabricante de defumador de linguiça consegue melhorar os projetos internos, fazer contatos e criar novas possibilidades para o negócio e para a própria carreira.

A palavra “network” é de origem inglesa e pode ser traduzida como rede de relacionamentos ou rede de contatos. Assim sendo, networking é uma rede de pessoas que trocam informações e conhecimentos e traz muitas vantagens.

Existem dois tipos de networking, sendo o outbound e o inbound. O network outbound é uma rede que a pessoa já possui e que começa a se expandir, como quando o indivíduo pede o contato de outro profissional.

Ele é muito eficiente para ampliar a exploração de oportunidades e encontrar conexões com pessoas e empresas valiosas.

Quanto ao inbound networking, está relacionado a conversar diretamente com alguém que está fora da rede de contatos, por meio de situações como:

  • Eventos;
  • Ligações;
  • E-mail;
  • Rede social.

Existem diversas maneiras de iniciar uma conversa, e esse tipo de networking é mais rápido, mas exige um pouco de criatividade e iniciativa da pessoa envolvida.

Para que serve o networking?

Um profissional especializado em laudo de vistoria AVCB precisa estabelecer um bom networking porque ele ajuda em vários aspectos.

Por meio dele, é possível obter informações relevantes, aprofundar as relações com os clientes, tornar o negócio mais conhecido, aumentar a visibilidade do profissional, detectar oportunidades de emprego, desenvolver a carreira e melhorar as vendas.

Além de ajudar na carreira, também serve para as relações pessoais, seja com a família, os amigos, na vida afetiva e como cidadão.

É indispensável cuidar muito bem dos relacionamentos porque eles podem trazer muitos benefícios, assim como a pessoa pode beneficiar seus contatos.

Mas como criar um bom networking?

Depois de saber a importância de fazer networking, muitas pessoas se perguntam como criar uma boa rede de contatos, e algumas dicas para fazer isso são:

Participar de eventos

Embora seja algo óbvio, muitos profissionais deixam de participar de eventos porque não entendem que esses lugares podem beneficiar muito a vida profissional.

É perfeitamente possível aumentar a rede de contatos por meio deles, inclusive quando esses acontecimentos não são necessariamente profissionais.

Um exemplo disso é o happy hour, que ajuda a se aproximar das pessoas de maneira mais informal e aumentar a base de contatos.

Fazer trabalhos com grupos diferentes

Supondo que o gestor de um fabricante de cortina rolô para varanda esteja fazendo uma pós-graduação, precisa procurar interagir com o máximo de pessoas possível. A mesma situação se aplica quando alguém está na universidade.

As pessoas têm o hábito de formar um grupo de amigos e se limitar a ele, mas, na verdade, é interessante expandir os contatos com outras pessoas e até mesmo fazer trabalhos em grupo com colegas diferentes.

É normal ter mais afinidade com alguém do que com os demais, mas isso não pode afetar a ampliação da rede de contatos. Além disso, aproveite os momentos na sala de aula para conhecer outros alunos.

Publicar no LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social totalmente voltada para a vida profissional, e lá é possível encontrar estagiários, gestores de grandes empresas e muitos outros profissionais.

Um veterinário que atua em um pronto socorro para cachorro pode usar essa plataforma para fazer contato virtual, algo que ajuda bastante a se aproximar. Inclusive, as redes sociais são excelentes para falar com pessoas de várias partes do mundo.

Mas para que o networking seja genuíno, é indispensável trocar conhecimento, experiências e informações. Uma das formas de fazer isso é publicando histórias vivenciadas no mercado de trabalho e assuntos relacionados à profissão.

Não se esqueça de interagir com a publicação dos contatos, pois isso também fortalece a conexão com eles.

Ser visto

Quando surgir alguma dúvida, sugestão ou comentário sobre determinado assunto, é muito importante expô-la. É assim que as pessoas vão se conhecer e ouvir o que o outro pode acrescentar, mesmo porque, networking é uma troca.

É possível fazer isso em muitos momentos, principalmente durante uma palestra, em aulas da faculdade, em grupos de estudos e até mesmo dentro do mercado de trabalho.

Fazer uma pós-graduação

Um arquiteto que queira se especializar em projeto fachada de loja deve se matricular em um curso de pós-graduação, visto que a sala de aula é um ambiente rico para expandir os contatos profissionais.

O indivíduo conhece colegas de profissão e o mercado em que atuam, sem falar no fato de que os professores que oferecem essas aulas são profissionais de destaque, com networking ativo, inclusive com os alunos.

Mas lembre-se de que o contato precisa ir além da sala de aula, criando uma agenda social que permita conversar com todos eles em outros momentos.

Participar de outras atividades

É possível ampliar o networking em outros ambientes que estejam fora da esfera profissional e corporativa. Exemplos disso são a academia, eventos para degustação de vinho, atividades ao ar livre, entre outras ações coletivas.

Ao frequentar um local onde outras pessoas adultas estão, é natural encontrar indivíduos inseridos no mercado de trabalho, portanto, qualquer lugar pode ser favorável a uma nova conexão.

Para aproveitar ao máximo as oportunidades, uma pessoa que trabalha em um fabricante de cartão magnético personalizado precisa identificar os locais onde pode encontrar inspirações para a vida profissional.

Manter-se bem informado

Outro ponto importante é manter-se sempre muito bem informado em relação à área de atuação e ao mundo, pois isso ajuda a ter conversas construtivas e interessantes.

A garantia do sucesso da rede de contatos é saber ouvir o que as outras pessoas têm a dizer. Nesse contexto, estabelecer diálogos e mantê-los é de grande importância, visto que sempre haverá oportunidade de aprender um pouco mais.

Buscar pessoas que conhecidas no passado

Muitas pessoas que hoje trabalham em casa com sua cadeira para home office pequeno já passaram por outras empresas, portanto, conhecem outros profissionais que foram seus colegas de trabalho.

É interessante tentar reencontrar pessoas, por exemplo, ao retomar conversas com velhos amigos quando surgir a oportunidade. Pode usar as redes sociais para localizar amigos de escola, colegas da faculdade, ex-chefes, vizinhos, e outras pessoas que teve contato.

O fato de encontrar essas pessoas hoje em dia é surpreendente porque muita coisa muda, principalmente depois de muito tempo sem contato.

Participar de grupos de discussão

Participar de grupos de discussão da área, seja nas redes sociais, em comunidades de colegas de faculdade ou pós-graduação, em blog sobre o mercado de atuação, entre outros, é importante para criar relações.

O gestor de uma empresa de aferição de instrumentos pode mostrar interesse e até mesmo projetos que esteja desenvolvendo. Ao fazer isso, é possível legitimar seu conhecimento e aprender com outros colegas de profissão.

Considerações finais

O networking é uma estratégia importante porque ajuda as pessoas a encontrarem contatos promissores para a vida profissional e pessoal.

Ter essa rede é obter apoio em vários momentos, seja na hora de conquistar uma vaga de emprego, encontrar uma oportunidade de venda e até mesmo descobrir parceiros e fornecedores para o negócio.

Os profissionais que crescem e se destacam são bem relacionados e valorizam os contatos que acumulam ao longo da vida. Criar e manter um bom networking ajuda a qualquer pessoa a amadurecer a vida pessoal e profissional.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade