O que é Japandi? Conheça o estilo de decoração

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por mateus
em junho 16, 2023

Nas revistas de decoração, eventos de design de interiores ou na busca frequente no Pinterest, o estilo Japandi vem conquistando cada vez mais espaço em 2023, tornando-se uma tendência do ano. 

Com o aumento da procura, é comum que alguns admiradores da tendência busquem onde comprar tinta, em que loja encontrar móveis Japandi ou ainda como usar os itens de decoração para manter o estilo. Mas afinal, o que é o Japandi? Abaixo, você confere mais detalhes e informações sobre o tema:

Definindo o estilo Japandi

O nome e o conceito Japandi surgiram da união entre o estilo japonês e o escandinavo. Apesar de possuírem suas diferenças, a busca por conforto, simplicidade e aconchego é compartilhada entre ambos, permitindo que os elementos se misturem e dando origem a este estilo. 

Principais características da tendência

Agora que você já sabe mais sobre o conceito, deve estar se perguntando quais são as marcas registradas dessa tendência. O minimalismo, a simplicidade e o conforto se manifestam de diferentes maneiras, do teto ao chão. Conheça abaixo as principais características de uma decoração Japandi:

Materiais naturais 

Na hora de escolher os móveis, revestimentos e até mesmo itens decorativos, a preferência do estilo Japandi é sempre pelas matérias-primas naturais. Madeira, bambu, vime e cerâmica estão entre as principais opções. O metal também pode ser usado para equilibrar o aspecto mais rústico da decoração, tornando o ambiente harmônico sem perder as características da tendência. 

Texturas aconchegantes

As texturas são as grandes responsáveis por tornar o estilo mais aconchegante, com aquela sensação de lar! Para gerar esse conforto, é possível optar pelo uso do crochê, tricô, linho ou algodão. Outros tipos de estofado também são bem-vindos e reforçam a sensação que o Japandi deseja transmitir. 

Minimalismo

Com certeza você já ouviu alguma vez a frase “menos é mais”. Na decoração Japandi, ela se aplica perfeitamente. Por isso, é importante focar apenas nos itens necessários, dando preferência por móveis versáteis e um número reduzido de itens de decoração. A organização também é muito importante para manter o minimalismo, portanto evite a bagunça e a presença de itens à mostra. 

Paleta de cores sóbria

Quando pensamos no estilo japonês, algumas cores vibrantes como o vermelho vem à mente. Já no Japandi, a paleta de cores escandinava predomina, fazendo com que a tendência aposte em tons claros e sóbrios como o branco, o cinza e as variações de bege. Para quem gosta de um toque de cor, é possível recorrer ao uso do verde, azul ou ocre em pequenas quantidades sem sair do estilo. 

Móveis antigos ou artesanais 

O uso do tricô nas texturas, as cores sóbrias e os materiais naturais mostram que o estilo Japandi é associado a autenticidade e a decoração mais humanizada e afetiva. Na escolha dos móveis, não é diferente! O uso de objetos antigos ou feitos à mão são parte da identidade deste estilo. 

Luz natural

A iluminação também faz parte das tendências da decoração e não poderia ficar de fora no estilo Japandi. Sua principal característica é a valorização da iluminação natural, deixando de lado o foco dos lustres e luminárias. Para potencializar a incidência da luz do sol, as clássicas cortinas são substituídas por tecidos mais leves e em tons claros. 

Cantinho verde 

Para completar o ar natural e aconchegante do estilo Japandi, nada mais justo do que aderir a um cantinho verde no ambiente. Não estamos falando de cor, mas sim do uso de folhagens ou flores de tons que acompanham a paleta da tendência. Espada de São Jorge, peperômia e hera estão entre os tipos mais indicados na decoração.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade