O que são links patrocinados? Como utilizar?

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por lucas
em novembro 29, 2022

Os links patrocinados são estratégias usadas pelas organizações que desejam obter resultados rápidos em seu planejamento de marketing digital.

Muito se fala sobre as estratégias orgânicas e, de fato, elas são muito importantes para construir uma imagem positiva, porém essa estratégia demora muito tempo para começar a fazer efeito, além disso, a companhia precisa de estratégias voltadas para as vendas.

O marketing digital disponibiliza essas possibilidades, mas para que as ações realmente funcionem, é fundamental conhecer as estratégias antes de colocá-las em prática.

Nesse cenário, é fundamental conhecer o público-alvo da empresa e entender os métodos que geram impactos no cliente. Com isso, as estratégias de marketing serão muito mais eficientes.

Além disso, a companhia precisa variar a maneira como aborda os consumidores na web, portanto, além das estratégias orgânicas, é fundamental equilibrá-las com as estratégias pagas.

Tanto é que os links patrocinados são uma ótima opção para aumentar os cliques orgânicos, portanto, devem integrar o planejamento.

Dessa forma, torna-se importante esclarecer o que são links patrocinados, qual a forma correta de usar essa estratégia, como aplicá-la em uma empresa e quais são as vantagens que ela proporciona.

O que são links patrocinados?

Os links patrocinados são estratégias muito comuns e que todos os usuários da internet já tiveram contato, seja nas redes sociais ou durante as pesquisas nos buscadores.

Nos buscadores, essa ação é apresentada nos primeiros links que aparecem nos resultados de pesquisa e que são sinalizados como anúncios ou como patrocinados. Também podem aparecer na lateral direita do monitor, como no caso de algumas redes sociais.

Se alguém pesquisou, por exemplo, sobre etiquetas personalizadas adesivas, além dos resultados orgânicos, vai encontrar anúncios pagos expostos nas primeiras colocações.

Além disso, depois de acessar uma loja online ou procurar sobre determinado produto, quando o usuário acessa as redes sociais, esses itens aparecem no feed, e eles também são links patrocinados.

Atualmente, as redes sociais que mais usam esse recurso são o Instagram e o Facebook e o valor desembolsado por cada anunciante está relacionado com a escolha da palavra-chave.

Quanto mais genérica ela for, também conhecida como palavras-chave short tail, mais caro será o anúncio, e é o anunciante quem decide o método que vai usar e o valor inicial do investimento.

Como usar os links patrocinados

Depois de entender o conceito de links patrocinados, fica mais fácil saber usá-los do jeito certo. Para isso, a organização precisa trabalhar com o seguinte passo a passo:

Escolher os canais

Existem diversos canais à disposição, e primeiro é necessário escolher qual ou quais serão usados, podendo ser:

  • Redes sociais;
  • Mecanismos de busca;
  • Aplicativos de jogos ou vídeos;
  • Blogs ou sites.

Uma loja de cartucho impressora também pode usar outras opções, como diferentes redes sociais nichadas. Diante de tantas opções, alguns gestores e empreendedores têm dúvidas em relação à escolha.

O ideal é considerar os canais onde o cliente da marca está presente, pois são as plataformas mais acessadas pelo perfil de cliente ideal e com isso os resultados serão muito melhores.

Selecionar boas palavras-chave

As palavras-chave têm um papel muito importante, por isso, são determinantes para o sucesso ou fracasso de um anúncio. Quanto maior o volume de buscas, mais alto será o valor cobrado por clique.

Termos muito disputados são mais difíceis de comprar no leilão, assim sendo, o ideal é que eles sejam mais específicos, também são conhecidos como palavras-chave long tail, ou cauda longa.

O propósito do anunciante é selecionar palavras-chave que realmente sejam relevantes, mas que também não sejam tão caras e prejudiquem o orçamento.

Montar uma escala de divulgação

Depois de definir os canais que serão usados e quais palavras-chave serão empregadas, é necessário criar uma escala de divulgação para as plataformas escolhidas.

A escala envolve os horários e a segmentação escolhida para os respectivos canais, mas pode ser que o anunciante decida que é melhor variar as características das campanhas, de acordo com o canal para manter tudo organizado.

Mensurar os resultados

Assim como acontece com qualquer outra estratégia de marketing, uma empresa de limpeza de pedra portuguesa precisa mensurar os resultados obtidos.

Essa ação permite saber o que será mantido e o que precisa receber alguns ajustes, e a análise deve ser geral e separando os canais individualmente.

É uma forma de entender em quais deles compensa investir, se existe alguma plataforma que deve ser deixada de lado, se alguma campanha apresentou problemas específicos, entre outras informações relevantes.

Fazer isso é muito importante para que os anúncios sejam sempre atraentes, capazes de atrair a atenção dos usuários e incentivar uma ação por parte deles.

Vantagens dos links patrocinados

Ao elaborar uma boa estratégia de links patrocinados, o negócio tem acesso a uma série de vantagens que só essa ação é capaz de trazer. Dentre seus principais benefícios estão:

Retorno mais rápido

Quem já trabalha há algum tempo com o marketing digital percebeu que o tráfego orgânico é um pouco mais complicado de alcançar, e isso acontece porque ele demora mais tempo para gerar resultados.

Por outro lado, com a ajuda dos links patrocinados, um fabricante de mesa vime sintético consegue resultados e retornos muito mais rápidos, além de ser um processo de curto prazo.

É perfeitamente possível e até mesmo recomendável conciliar as estratégias pagas e orgânicas, pois assim o negócio consegue gerar retornos logo no início enquanto o tráfego orgânico cresce por meio do marketing de conteúdo.

Excelente custo-benefício

Alguns profissionais de marketing dizem que os links patrocinados são caros, mas, na verdade, é o anunciante que define o quanto está disposto a pagar de acordo com seu orçamento.

Mesmo assim, é necessário considerar os custos para criar uma boa campanha. A primeira coisa que o anunciante deve ter em mente é que quanto menor for o valor aplicado, mais tempo vai demorar para ter resultados realmente relevantes.

A tarefa de um fabricante de bateria para empilhadeiras é encontrar o valor ideal que vai equilibrar resultados e investimento. Também não se pode esquecer de cuidar da campanha, sendo, de preferência, um profissional da área que saiba cuidar da estratégia.

Melhora as ações orgânicas

Os links patrocinados também ajudam a otimizar os resultados de diversas outras estratégias de marketing, inclusive as orgânicas.

Nenhuma empresa deve considerar o tráfego pago e orgânico como concorrentes, uma vez que eles são complementares.

A companhia pode usar os links patrocinados para impulsionar os conteúdos que publica na internet e com isso alcançar uma boa colocação nos resultados de pesquisa, atraindo mais clientes para seu canal institucional.

Aumenta as conversões

Quando o anúncio é bem elaborado, consegue atrair pessoas realmente interessadas em encontrar os produtos e serviços anunciados. São links que convencem as pessoas a agirem diante de uma oferta.

Trocando em miúdos, assim como um material de PDV personalizada dentro da loja, os anúncios pagos digitais vão converter usuários em leads e estes em clientes, trazendo um excelente retorno sobre os investimentos.

Reduz os custos com marketing

Os anúncios pagos conseguem aumentar as conversões, acelerar as estratégias orgânicas e trazem retornos rápidos. Tudo isso acaba por diminuir os custos de aquisição, e é por isso que eles não devem ser excluídos do planejamento.

Aliás, é importante falar que o marketing nunca deve ser considerado como uma despesa, afinal, a marca depende totalmente dele para que outras pessoas conheçam seu nome, produtos e serviços.

É necessário que ele seja bem trabalhado e bem planejado, pois essa é a diferença entre o valor que a corporação vai pagar por sua divulgação.

Fortalece a marca

Uma empresa de emplacamento padrão MERCOSUL precisa ter contato com os consumidores para que seja lembrada no momento da compra.

Mesmo na internet, nem todos os consumidores compram por impulso, muito pelo contrário, antes de fazer uma aquisição, eles querem saber mais informações sobre a solução.

A partir do momento em que o negócio aparece constantemente e em diferentes plataformas que o usuário acessa, as chances de despertar a curiosidade dessas pessoas é muito maior.

Justamente por isso é importante reforçar a criatividade e o planejamento na hora de criar os anúncios pagos. Se um fabricante de adesivo para carros empresa chamar a atenção das pessoas para sua campanha, é natural que se sintam interessadas.

A partir daí, elas vão realizar ações de acordo com o que foi planejado na estratégia e o negócio conseguirá mais conversões promissoras para seus lucros.

Considerações finais

Os links patrocinados continuam sendo importantes para uma estratégia de marketing digital bem elaborada e estruturada para fazer conversões.

Eles devem ser usados junto com as ações orgânicas para construir a imagem do negócio e agilizar a jornada de compras. O segredo para aproveitar todo o seu potencial é saber elaborá-lo e direcioná-lo para o público-alvo da companhia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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