Pacientes: 4 estratégias para fidelizar na sua clínica pelo Google

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por lucas
em novembro 14, 2022

A fidelização de um público é essencial para que se tenha sucesso no hospital, clínica ou laboratório, pois mantém os atuais pacientes e ainda consegue atrair novos. No entanto, ela só ocorre quando os pacientes do hospital sentem que conseguiram ser bem atendidos.

Para fidelizar os pacientes é muito necessário entender quais são as suas dores. É fazer com que eles se sintam bem sem nem mesmo serem de fato atendidos. 

Por exemplo, o paciente deve se sentir muito bem, pondo a joelheira ortopédica ligamento cruzado e assim por diante.

E antes de qualquer coisa, deve-se lembrar que ele não busca o negócio, seja ele uma clínica, Hospital ou laboratório, por livre escolha, e sim suprir uma grande necessidade. 

Às vezes, em vez disso, o paciente queria estar em casa, descansando e assistindo algum tipo de filme.

Mas às vezes ela vai ter que ir ao laboratório fazer um exame admissional mais próximo e, ele espera que aquele laboratório lhe ofereça um atendimento excepcional. 

Tudo para o paciente deve estar perfeito, do cheiro do local ao jeito com que ele, o paciente, é tratado nos exames.

Com isso, há muita chance desse paciente indicar esse laboratório para outras pessoas que estejam precisando de exames. Ainda mais importante é que uma clínica de recuperação de alcoólatras seja bem receptiva e empática com os seus pacientes.

Conceito de fidelização de pacientes

A fidelização de pacientes evolui de modo gradual, e ela está ligada à ideia de lealdade. A lealdade pode ser bem definida como um sentimento que não é mudado ao passar do tempo. 

Alguns estudos de marketing em medicina dizem que a lealdade e a fidelização de pacientes crescem de acordo com o avanço do tempo e, como consequência, à medida que passa a idade do paciente, por exemplo.

Essa confiança pode, às vezes, sustentar-se por si própria, mas nem sempre é desse modo. Ou, melhor explicando, tal confiança só deve ser criada ao longo do processo desde o primeiro contato com os pacientes. 

Para evitar que se tenha uma desistência por parte do paciente, é essencial que se verifique cada passo a ser tomado dentro do consultório. São coisas que ajudam a influenciar na fidelização dos pacientes:

  • Disponibilidade;
  • Cuidado;
  • A qualidade dos cuidados;
  • Preocupação para com ele.

A fidelização de pacientes possibilita que eles consigam confiar no médico, permitindo, assim, uma grande liberdade de expressão. Se a pessoa confia no médico, vai poder contar com mais detalhes sobre o que o aflige mais intimamente.

É muito possível que, a depender dos elementos que foram citados acima, depois da segunda ou terceira consulta, o paciente se torne totalmente fidelizado e a confiança se estabeleça. A construção da lealdade é como uma criação de trocas. 

Uma troca pelo reconhecimento com relação ao cuidado do paciente, o respeito à lembrança de um caso e histórico registrado. Toda a lealdade se desenvolve com o passar dos tempos. 

Ao decorrer das consultas, torna-se uma base de registros e memórias, de identificação e de saber. A relação entre médico e paciente necessita resultar na fidelização.

O médico deve assimilar, por meio dos registros eletrônicos, toda a história e a vida pessoal dos pacientes. Esse saber torna-se um item muito essencial de entendimento para fidelizá-lo e até mesmo para o paciente responder melhor ao tratamento. 

A importância da fidelização dos pacientes

Isso ocorre porque toda gestão deve se preocupar em ter um fluxo bom de caixa com mais entradas do que um alto volume de saídas.

O caixa de uma empresa é feito de entradas e saídas. As saídas são os gastos fixos e variáveis ligados ao funcionamento da clínica médica. Já as entradas são os ganhos pelos serviços oferecidos no negócio, ou seja, as consultas e alguns outros procedimentos.

Sabendo que a maioria do dinheiro que vai entrar na clínica vem dos ganhos de pacientes, entende-se que duas coisas acabam sendo muito essenciais, as quais são a captação de novos pacientes e o investimento na fidelização desses mesmos pacientes.

Os desafios de fidelizar pacientes

As possibilidades que o paciente tem de mudar de profissional a qualquer instante pode fazer com que o médico fique muito tenso em uma relação como essa. 

Para que o paciente se torne fiel, o médico deve ter ou saber gerenciar certas qualidades, como a paciência e a empatia. Não é só as habilidade técnicas e profissionais que também são fundamentais para manter a lealdade deles.

As atitudes do médico, o atendimento dado aos pacientes e a capacidade de adaptação também auxiliam muito na evolução dessa conexão entre o médico e paciente. 

O mesmo faz um vendedor de totem de exposição, que deve tratar o seu cliente como alguém único.

Um paciente, quando vê o médico, deve-se sentir como uma pessoa muito especial em seu atendimento. Mas, para isso, são exigidas ótimas habilidades de comunicação e instrumentos tecnológicos para auxiliar a construção da fidelização de clientes. 

Na realidade, as técnicas de comunicação, pela capacidade de trocar dados e pela atenção oferecida aos pacientes, são o que vão garantir a possibilidade de criar uma conexão.

Em geral, pacientes ressaltam a importância da assistência médica em casos delicados, e procuram um profissional que consiga entender o momento que passam e lhes atendem muito bem.

Atualmente, os pacientes estão bem mais informados e, nesse sentido, para atualizar-se, o profissional necessita fazer uso de novas tecnologias e aplicativos que estão aí para mudar as expectativas e experiências de modo mais geral.

Deve-se lembrar, também, de que só porque os pacientes retornam à clínica, não quer dizer que eles se tornaram individualmente fidelizados. Em certos casos, os pacientes acabam retornando à clínica por alguma outra razão de mercado. 

Os benefícios de fidelizar pacientes

A realidade é que uma agenda cheia de consultas marcadas é igual a ter mais dinheiro no caixa. Afinal de contas, os atendimentos são a fonte de receita de uma clínica. É importante, por isso, sempre manter a agenda bem organizada. 

É bom lembrar de que ela, sendo o centro do consultório, também é um arquivo para análise do volume de consultas feitas. Todo gestor necessita monitorar os agendamentos e cancelamentos para ver se está, de fato, tendo ótimos resultados.

Para fidelizar os pacientes, é necessário que as experiências deles com relação à clínica ou consultório sejam bem mais positivas. Até uma palestra de primeiros socorros em empresas feita pela clínica deve ser muito bem atenciosa para gerar mais pacientes.

Logo, deve-se facilitar o agendamento do paciente, e sempre que ele tiver contato com a clínica, seja por celular, por meio das mídias sociais, ou pessoalmente, deve-se oferecer um atendimento amigável e humano para que ele se sinta muito bem.

As vantagens para a gestão da clínica

Pacientes fidelizados são os reais promotores de um trabalho. E isso quer dizer que a empresa tem o marketing gratuito a moda mais antiga do mundo.

Um paciente que conseguiu uma experiência positiva em relação a clínica médica irá recomendar o trabalho para os amigos e familiares. Como resultado, a fidelização também vai estar gerando captação de pacientes.

Afinal de contas, os pacientes tendem a confiar com mais força na opinião de pessoas realmente próximas a elas.  

Como já foi dito antes, a fidelização de pacientes produz mais receita para a clínica, o que resulta em um saldo positivo para o caixa. De modo automático, o setor financeiro acaba tendo uma vantagem. 

5 estrateǵias para fidelizar clientes pelo Google

Agora que os gestores de clínicas, hospitais e laboratórios conhecem as vantagens de fidelizar os pacientes é hora de falar sobre como o gestor de uma clínica de cuidador de deficiente físico pode fazer: 

  1. Desenvolver uma estratégia de marketing;
  2. Usar a tecnologia no atendimento;
  3. Segmentar as campanhas para os públicos de interesse;
  4. Usar bem o Marketing de Conteúdo;
  5. Facilitar um atendimento pela internet.

Essas são as estrateǵias que podem ser utilizadas para fazer a fidelização dos clientes. Importante que todos os processos sejam bem feitos.

Considerações finais

As práticas médicas dedicam muito tempo, recursos e dinheiro para alavancar o bom atendimento. Até usar um uniforme hospital mais bonito pode criar um ambiente mais aconchegante para os pacientes.

Ter sempre um ótimo relacionamento com o seu paciente é mais do que só garantir um sorriso toda vez que eles estiverem presentes para as consultas. 

Pede-se um investimento bem consistente de atenção e dedicação no decorrer de todo o tempo. Os pacientes que vão fazer uma microfisioterapia para ansiedade, ao irem fazer a terapia, sempre ficam à espera de um atendimento de alta qualidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade