Qual a diferença do marketing B2B e B2C?

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por lucas
em novembro 22, 2022

Se você trabalha com marketing, com certeza já ouviu falar do Marketing B2B e do Marketing B2C, afinal esses termos são bem comuns no comércio eletrônico. Eles têm diferenças bem claras, mas podem causar certa confusão em quem não está familiarizado.

Para saber melhor sobre esse termo, separamos tudo que você precisa saber sobre Marketing B2B e B2C. Aqui você vai saber a diferença entre eles, suas vantagens e características, vamos lá?

Diferenças entre B2B x B2C

Entenda que não é somente o público-alvo que é diferente no marketing BB2 e B2C, a linguagem e a forma de abordagem também são diferentes, já que o B2B é focado em empresas de projeto de estrutura metálica, por exemplo, e o B2C em pessoas.

Podemos dizer que o B2B está destinado a executivos e pessoas que possuem um poder de decisão nas empresas, enquanto o B2C foca muito mais em alcançar clientes finais que estão buscando um determinado produto ou serviço.

O B2C de uma empresa de rastreamento de frota, por exemplo, tende a focar no relacionamento e conversão em vendas, já no B2B acontece de forma mais prática e tem o objetivo de reduzir custos, aumentar os lucros e com isso gerar leads qualificados.

Além disso, podemos destacar uma outra diferença importante entre eles, a duração e a complexidade na decisão de compra, afinal quando se trata de empresas, o processo de tomada de decisão costuma ser bem mais complexo.

Já nos casos do consumidor final, a decisão é bem mais simples e rotineira, sem contar que é tomada por um único indivíduo, ou seja, quando você quer comprar uma câmera de segurança com áudio intelbras, simplesmente chega na loja e adquire o produto.

Por isso tem um foco maior no tráfego dos sites e nas taxas de conversão.

O Marketing Digital B2B

O B2B é quando o consumidor de uma empresa é outra empresa. Diferente de uma compra comum feita por um consumidor, que muitas vezes age pela emoção, a B2B exige planejamento e acima de tudo objetivos.

Por isso para uma empresa de manutenção cftv, por exemplo, consiga sucesso em suas vendas, é preciso que se desenvolvam boas estratégias de marketings que sejam específicas para o seu público e com conteúdos relevantes como:

  • Gráficos;
  • Vantagens;
  • Pesquisas;
  • Dados concretos.

Por causa disso, o marketing de conteúdo é a melhor opção para serem usadas em empresas B2B quando o assunto é estratégia de marketing.

Como as vendas são mais complexas e o ciclo tende a ser mais longo, isso acaba influenciando diretamente no marketing, por isso é importante que a sua empresa ofereça conteúdo útil e interessante para os clientes.

Sem contar que essa estratégia ajuda a criar credibilidade ao longo do tempo, o que é muito importante para os clientes de B2B que precisam de fornecedores de confiança.

O Marketing Digital B2C

No caso do B2C, a venda é feita diretamente para o consumidor final, por exemplo, uma câmera de segurança com áudio não precisa de um intermediário e o próprio consumidor irá atrás e com isso comprar o produto.

Essa compra ocorre pela necessidade do cliente, valor agregado ao produto, necessidade do cliente ou até um impulso de compra. Devido a ser uma compra muitas vezes única, a fidelização desse consumidor tende a ser menor comparado às vendas de B2B.

Por isso é importante que o marketing B2C estimule a compra do consumidor, que desperte nele o desejo de compra, por isso ofereça ofertas, crie boas campanhas, mostre como o seu produto é importante para ele, isso fará com que ele tenha a necessidade de consumir.

Vantagens e desvantagens B2B

A grande vantagem com certeza são as vendas em grande escala com maior previsibilidade, além de o ticket médio ser bem maior se comparado ao B2C. Já sua grande desvantagem são os clientes mais exigentes e a precificação mais demorada.

Vantagens e desvantagens B2C

Como estamos tratando do consumidor final, o processo de vendas é bem mais simples, além da motivação de compra, do mercado ser mais amplo e contar com mais oportunidades.

O ponto negativo se deve ao ticket menor, grande instabilidade de vendas, você não sabe qual será a renda de cada mês e um relacionamento curto com o cliente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade