Quando é a hora certa de trocar de eletrodoméstico?

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por mateus
em março 6, 2023

Símbolos de inovação e modernidade, os eletrodomésticos possuem um papel fundamental em qualquer ambiente caseiro ou comercial. Na hora de trocar um eletrodoméstico, pesquisar ofertas de ar condicionado, TVs e produtos que costumam ser mais caros pode ser vantajoso, especialmente se você pretende trocar mais de um aparelho.

Em geral, os eletrodomésticos não possuem um prazo de validade, mas é esperado que eles se desgastem ao longo do tempo. Sendo assim, cada caso deve ser avaliado de forma isolada, para que você decida se vale mais a pena consertar um eletrodoméstico ou optar pela compra de um novo.

Saiba mais sobre os tipos de manutenção de eletrodomésticos 

Os eletrodomésticos fazem parte da lista de objetos da casa que são usados de forma constante e são desenvolvidos para suportarem essa frequência. Apesar disso, fatores como uso excessivo, defeitos de fabricação e alimentação de energia incorreta podem prejudicar o funcionamento do aparelho. Por isso, é muito comum que em algum momento seja necessário fazer uma manutenção, como mostramos a seguir.

Limpeza e uso adequado

Especialmente em eletrodomésticos, como geladeira, máquina de lavar e liquidificador, a limpeza frequente é fundamental. Além de manter a higiene, esse hábito previne problemas causados por acúmulo de sujeira e vazamentos, o que aumenta a vida útil do aparelho. 

Manutenção técnica

É provável que você, em algum momento, tenha tentado ligar a TV ou utilizar o microondas e percebeu algum problema repentino no funcionamento de algum desses itens. É ainda mais provável que você tenha procurado uma assistência técnica. Quando o aparelho foi adquirido a pouco tempo ou ainda possui um bom estado, pode ser vantajoso optar pela manutenção técnica em vez de comprar um novo.

Manutenção preventiva

Alguns eletrodomésticos, como o ar-condicionado, necessitam de manutenção frequente, a fim de prevenir problemas técnicos e até mesmo riscos para quem o utiliza. Nesses casos, a manutenção garante que o aparelho tenha uma vida útil prolongada e funcione corretamente conforme seu tipo de uso.

Como saber se preciso trocar um eletrodoméstico?

A troca de um eletrodoméstico por outro não necessariamente é feita apenas quando este apresenta alteração no funcionamento. O valor de uma manutenção, em alguns casos, pode ser até maior do que um aparelho novo. Saiba o que observar para decidir se a troca vale a pena conforme seu caso.

Tempo de vida útil

Como você viu anteriormente, é normal que os eletrodomésticos reduzam sua eficiência com o passar do tempo. Por isso, o tempo de vida útil influencia diretamente na hora de trocar ou consertar um aparelho. Modelos fabricados com materiais mais resistentes e aparelhos de uso contínuo, como geladeiras, costumam ter uma vida útil maior.

Necessidade de uso

É bem mais simples ficar sem uma TV por alguns dias do que ficar sem uma geladeira ou fogão. Se o tempo de conserto de um eletrodoméstico ultrapassa a sua urgência de uso, pode ser que a troca seja um bom investimento, especialmente se o preço do modelo que você deseja tiver um bom custo-benefício.

Promoções em modelos mais novos

Muitas pessoas esperam o período da Black Friday para trocarem eletrodomésticos. Isso porque é possível encontrar modelos mais novos de eletrodomésticos com preços melhores e algumas lojas aceitam até mesmo o seu eletrodoméstico antigo como parte do pagamento, oferecendo desconto na compra do novo.

Alguns aparelhos como máquinas de lavar, geladeiras e climatizadores de data de fabricação mais antigos podem apresentar dificuldade na hora de encontrar peças para conserto. Nesse caso, é uma oportunidade para investir em um refrigerador com maior capacidade, um ar-condicionado com mais funções e uma TV de última geração, com ofertas vantajosas.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade