A relação entre a língua e sua coloração

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por isabella
em março 29, 2023

A língua é uma parte muito importante da saúde bucal como um todo, já que ela é responsável pelo gosto que sentimos ao nos alimentar devido a suas papilas gustativas.

Portanto, é muito importante que as pessoas comecem a tomar consciência a respeito dos cuidados importantes desse tecido para a manutenção da saúde bucal como um todo. 

Nesse aspecto, é preciso saber que observar a língua e conseguir identificar os seus sinais e sintomas que apontam para algum tipo de doença bucal. 

Isso, inclusive, até mesmo pelo acúmulo de sujeira nas papilas gustativas, já que poucas pessoas possuem o costume de escovar a língua, por exemplo. 

Confira a seguir tudo o que precisa saber a respeito da coloração da língua e aprenda a identificar uma língua saudável. 

Além de conhecer todos os possíveis problemas que podem acomete-la, entendendo como evitá-los, mesmo aqueles pacientes que possuem prótese parcial removível, realizando a devida manutenção da saúde bucal. 

O que exatamente é a língua branca?

Para quem não sabe, quando a língua muda sua coloração avermelhada e passa a ficar branca. 

Isso significa que seu tecido passou a ter muito mais microrganismos presentes naquela região, que além de causar o aspecto de branco, também pode acabar deixando a língua mais espessa. 

Dessa forma, é importante saber que esse revestimento branco, também conhecido como saburra lingual, é composto por detritos, bactérias e células mortas que criam uma placa branca na língua.

Portanto, quando essas coisas são combinadas, elas podem ser a causa de algumas doenças bucais. 

Além de problemas como o mau hálito, superfície áspera e irritação nas papilas, que podem levar o paciente a precisar consultar com o periodontista e buscar por tratamentos. 

Você entende a importância de uma boa escovação na língua? 

A higienização dos tecidos bucais é um dos principais cuidados que são necessários para manter a saúde bucal. 

Isso porque, a escova, em conjunto com o fio dental e a pasta de dentes, são as principais ferramentas que limpam gengivas e dentes, retirando restos de alimento e diminuindo a ação de bactérias que causam doenças na boca. 

Sendo assim, é possível afirmar que a devida higienização bucal, junto com o acompanhamento de um profissional dentista, por si só são capazes de evitar cerca de 90% de todas as doenças bucais. 

Pois bem, com a língua não havia de ser diferente, já que assim como os outros tecidos, ela também pode acumular bactérias. 

Dessa forma, quando não se higieniza, escovando-a, por exemplo, o paciente está sujeito a desenvolver não só a saburra lingual, mas também o mau hálito e provocar alterações no seu paladar. 

Isso porque, já que esses restos de alimentos, microrganismos e células mortas podem atrapalhar as papilas gustativas, o que leva o paciente a sentir um gosto muito mais amargo ao se alimentar. 

Além disso, o acúmulo de bactérias na língua pode levar a contaminação dessas bactérias nos dentes ou na gengiva, causando diversos problemas como cáries, gengivite. 

Isso pode levar a consequências estéticas também, como o escurecimento dos dentes por placas bacterianas, levando o paciente a precisar de um clareamento dental com moldeira

Como fazer a escovação adequada de sua língua?

Uma vez que foi possível entender a importância de cuidar da higienização da língua, confira a seguir como deve escovar a sua devidamente e assim, promover a devida manutenção de sua limpeza bucal. 

  • Comece pela parte de trás da língua;
  • Depois escove na parte da frente, na abertura da boca;
  • Você deve escovar toda a superfície superior da língua; 
  • Por último, termine enxaguando a sua língua com água.

Para mais orientações, busque por uma clínica odontológica e solicite uma avaliação com o profissional dentista, que poderá te orientar ainda mais, além de realizar avaliações nos seus tecidos bucais. 

Quais as principais causas da língua branca?

Assim como qualquer doença ou problema bucal, a língua branca também é causada por alguns motivos. Sendo assim, confira a seguir algumas de suas principais causas:

  • Higienização incorreta;
  • Acúmulo de bactérias ou fungos;
  • Jejum prolongado; 
  • Entre outros. 

Sabendo disso, evite a higienização incorreta da língua, bem como os jejuns prolongados. Dessa maneira, conseguirá evitar doenças bucais e a necessidade de passar por alguns tratamentos, como é o caso da cirurgia bucomaxilofacial, por exemplo.

Para mais conteúdos relacionados à Marketing Digital, Cultura, Negócios, Saúde, acesse nosso portal.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade