Saiba a importância de encorajar mulheres a tirar a CNH

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por mateus
em outubro 25, 2023

O preconceito de gênero é uma constante no trânsito e afeta milhares de mulheres

Desde pequenas, as mulheres são ensinadas que a sua relação com os carros não deve ser tão próxima. Não é à toa que o ditado “mulher no volante, perigo constante” se tornou popular e foi usado por décadas para propagar o preconceito de gênero no trânsito. 

Sobre duas rodas, elas também sofrem com o machismo. Não basta comprar um capacete feminino e começar a pilotar, é preciso se mostrar mais capacitada que qualquer homem para conquistar respeito. Por isso, é fundamental debater cada vez mais a importância de encorajar mulheres a tirar a CNH. 

Encorajar é o primeiro passo para o empoderamento

Quando um conceito passa de geração em geração, pode ser difícil deixá-lo para trás, mesmo quando ele te prejudica. Por isso, não é incomum que muitas mulheres se sintam incapazes de tirar a carteira de motorista ainda nos dias de hoje.

O encorajamento e apoio de outras mulheres e, até mesmo dos homens, é essencial para empoderá-las. A partir do incentivo, elas podem entender que o volante e o gênero feminino podem, sim, andar lado a lado.

A CNH traz independência para a mulher

Metrô, ônibus, trem, trólebus, BRT… Existem diversas opções que podem ser usadas no dia a dia. Entretanto, nem sempre o tempo de espera e a rota dos transportes coletivos facilitam a rotina. Nesse momento, carros e motos se apresentam como uma opção prática e funcional. 

E quem disse que para usá-los é preciso recorrer aos aplicativos? Mulheres com CNH se tornam mais independentes, tendo autonomia para ir onde e quando quiserem, sem depender de conhecidos ou serviços de terceiros. Nada mais empoderador do que a independência, não é?

O preconceito de gênero também é combatido no trânsito

Não é de hoje que as mulheres são alvo de “piadinhas” e até mesmo ataques no trânsito, impulsionados pelo simples fato de serem mulheres. A associação do gênero com direção perigosa não só é preconceito, como também é uma mentira! 

Segundo dados levantados pelo Sistema de Informações Gerenciais de Acidente de Trânsito do Estado de São Paulo, o Infosiga, apenas 7,3% dos condutores mortos em acidentes de trânsito em 2022 eram mulheres. 

Outro dado importante mostra que elas também são menos propensas a cometerem infrações de trânsito que resultam em multas. Segundo o aplicativo Zul+, da Estapar, apenas 21% das multas pagas pelo aplicativo foram atribuídas às mulheres. 

Dirigir permite uma rotina mais dinâmica

Equilibrar diferentes papéis faz parte do “ser mulher” que conhecemos hoje. Não é incomum que a rotina de uma jovem se desdobre entre trabalhar, estudar, cuidar de casa, criar os filhos, preparar as refeições e ainda arrumar tempo para cuidar de si mesma. 

Com tantas tarefas, o dinamismo pode ser a chave para o equilíbrio, permitindo a construção de uma rotina mais leve. Nesse sentido, a CNH pode ajudar e muito as mulheres! Economizando tempo e garantindo mais conforto, elas conseguem desempenhar as tarefas do dia de forma prática e otimizada. 

Iniciativas ajudam a encorajar mulheres 

O encorajamento pode ir muito além do nosso círculo social. Por meio de iniciativas públicas e privadas, centenas de mulheres são estimuladas a tirar a carteira de habilitação, conquistando, assim, mais independência. 

Esse incentivo pode surgir como um apoio em rodas de conversa, como ajuda para recém-habilitadas que possuem medo de dirigir ou ainda como suporte financeiro para custear a carteira de habilitação.

Algumas empresas do ramo de veículos já abraçaram a causa e criaram campanhas que concedem descontos tanto em automóveis quanto no próprio processo de habilitação. Se apoiar nessas iniciativas é essencial para construir um trânsito menos machista e encorajar mais mulheres!

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade