Sanca de gesso invertida: tudo que você precisa saber sobre essa tendência de decoração

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por mateus
em março 20, 2023

A sanca de gesso invertida é um elemento da arquitetura muito usado para garantir sofisticação e elegância aos ambientes e pode ser estendida para diferentes espaços, promovendo uma iluminação indireta, mais voltada para a parede.

Ela possui um design voltado para o interior do ambiente, diferentemente da sanca tradicional, que tem a curvatura voltada para fora. É um detalhe perfeito para ser pensado em épocas de reforma ou construção.

Ela pode ter diversos formatos, como circular, quadrado, irregular e permite a criação de várias possibilidades de designs, permitindo a concepção de projetos exclusivos, versáteis e modernos.

Principais dúvidas sobre sanca invertida

Como escolher o melhor tipo de iluminação para a sanca invertida? A iluminação vai depender do ambiente e seu estilo, de modo que ela precisa se adaptar a ele e atender as necessidades das pessoas. Por isso, a sanca invertida é perfeita, porque permite diversos tipos de iluminação, desde as fitas de LED até as luzes embutidas.

Como é feita a instalação da sanca? Ela é realizada por um profissional qualificado, que sabe conduzir o processo com habilidade e precisão. Primeiro será feito um projeto detalhado, para definir o formato e a posição. Depois o especialista fará as marcações no teto e a preparação do material, que será moldado conforme o formato escolhido.

Como é feita a manutenção da sanca invertida? Para que ela se mantenha em bom estado, é preciso evitar o acúmulo de umidade e poeira, que podem comprometer a durabilidade e aparência do gesso. Além disso, os produtos químicos podem estragar a superfície, por isso, devem ser evitados. A limpeza deve ser feita com um pano úmido e sem uso de produtos abrasivos.

A sanca pode ser combinada com outros elementos da decoração? Com certeza! Entre as peças estão: papel de parede, molduras, cortinas e outros objetos decorativos, como vasos. No entanto, é importante manter sempre a harmonia do ambiente para que não fique poluído e confuso.

A sanca invertida pode ser instalada em ambientes com pé direito baixo? Sim, ela pode até mesmo ser uma solução interessante para esse tipo de ambiente, pois ela pode aumentar a sensação de altura no local. É preciso escolher um formato que não ocupe muito espaço, para não deixar o ambiente apertado.

Vantagens da sanca invertida

A sanca de gesso invertida é uma ótima opção de acabamento, além de deixar o ambiente mais moderno. Além disso, tem se tornado um elemento cada vez mais importante na decoração. Entre suas vantagens, podemos citar:

  • iluminação: é ótima para quem deseja uma iluminação diferenciada, onde é possível colocar luzes embutidas de LED, fitas de LED e lâmpadas de diferentes tipos, criando efeitos que valorizam a decoração;
  • estilo: podem ser usados em vários espaços e combinar com o estilo de cada um. Por exemplo, você poderá criar um ambiente mais minimalista e discreto ou optar por designs mais elaborados e desenhos diferenciados, imprimindo mais personalidade no espaço;
  • traz mais relevância ao imóvel: a sanca valoriza o imóvel, pois é considerada um acabamento de qualidade, que demonstra preocupação por parte dos donos em relação à preservação e estética do ambiente;
  • disfarça as imperfeições: ela pode ajudar a cobrir as falhas do teto e das paredes. Se o local tiver algum problema com a parte elétrica ou com o encanamento, ela pode ser uma alternativa para camuflar as irregularidades;
  • apresenta facilidade de manutenção: ela é uma solução simples e prática para o dia a dia e não exige muito tempo para limpar e nem produtos elaborados, caros e com muitos abrasivos;
  • proporciona sensação de altura ao ambiente: por estar localizada próximo ao teto, cria uma sensação de continuidade das paredes, de modo que o espaço parece mais arejado e amplo, o que é especialmente útil para espaços pequenos, onde cada centímetro é valioso.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade