Tendências de moda para 2024

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por mateus
em outubro 5, 2023

Quem acompanha o calendário de desfiles das semanas de moda precisa ter muita organização e um olhar atento, considerando o enorme volume de informações. Já para quem só quer adquirir tendências de moda com desconto, esperar o agito dos eventos passar é a melhor escolha, já que as lojas de departamento conseguem antecipar algumas tendências em relação às marcas desfiladas. 

Hoje em dia, muitas marcas já não seguem mais o calendário tradicional de primavera-verão e outono-inverno. Os principais eventos ficam concentrados no início do ano e em meados de setembro, com cerca de 6 meses entre a apresentação das coleções e a chegada das peças às lojas. 

Assim, coleções de inverno são adaptadas para climas mais quentes, como no Brasil, e as tendências acabam diluídas conforme o tempo de produção e o hype nas redes sociais. Confira a seguir algumas das principais tendências de moda que prometem vir com tudo em 2024 e como preparar o guarda-roupas para cada uma delas. 

Peças com muito volume

Vestidos, blusas, camisas, blazers e até mesmo acessórios apareceram em desfiles com formas volumosas. Ombros bem-marcados, tecidos esvoaçantes, estrutura e texturas adicionam informação em peças básicas. Os vestidos e saias indicam formatos balonê, direcionando a atenção para o quadril e para as pernas.

Diferentemente de outras temporadas — em que vimos excesso de tecido, sobreposições de camadas e bordados —, dessa vez, os volumes aparecem em franjas, construção 3D e texturas trabalhadas. Os calçados apareceram bem mais baixos, focando o conforto, porém com formatos que chamam a atenção, como bicos finos e alongados, ou mesclando estilos casuais com os sapatos clássicos.

Modelagens ajustadas 

Se por um lado as peças de sobreposição, como jaquetas e blazers, foram vistos com ombros marcantes, recortes retos e ainda com resquícios de oversized, por outro, as peças mais simples indicam modelagem rente ao corpo. Macacões, vestidos, saias, camisas, shorts: diversas peças apareceram acompanhadas de cintos e amarrações, deixando a cintura em evidência e contrastando com o excesso ou falta de tecido no restante do look.

Comprimento cada vez menor

Saias e shorts seguem a tendência “quanto mais curto, melhor”. Na temporada passada, vimos uma tentativa de retorno das bermudas e comprimentos na altura do joelho. Para 2024, pernas totalmente à mostra em vestidos, saias e shorts seguem em alta, e a tendência vale tanto para os homens quanto para as mulheres.

Muitos looks trouxeram um equilíbrio entre as partes superior e inferior do corpo, por exemplo, deixando os ombros à mostra com tops e corsets, combinados com saias-lápis. Para quem quer aproveitar a vibe Y2K por mais tempo, tops bordados em combinação com shorts e saias curtíssimas seguem fortes, deixando muita pele à mostra e investindo na sensualidade.

Bolsas em evidência 

Muitas das tendências se repetiram entre os principais desfiles das grandes marcas, com peças pouco chamativas. Entretanto, os acessórios surgem como foco do look, como bolsas, mochilas e clutches em formatos diferentes e tamanho ampliado. Destaque para bolsas de couro sem alça, para serem carregadas na mão ou embaixo do braço.

Essenciais e versáteis

Para 2024, a moda parece seguir uma estética mais neutra, dando destaque para peças versáteis e funcionais. A alfaiataria surgiu em looks extremamente casuais e em montações para a noite, mas adaptando o clássico camisa e calça do escritório para um contexto noturno. 

Paletas de cores neutras seguem forte em 2024, com acabamentos acetinados, texturas discretas e poucas estampas. O foco parece estar na facilidade de combinar uma única peça com o restante do guarda-roupas, e uma camiseta branca pode funcionar como peça-chave para o trabalho, uma ida ao cinema ou até mesmo um evento formal à noite. 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade