Tudo sobre a Associação Médica Brasileira (AMB)

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Carlos Meira
em julho 27, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Fique por dentro das principais atribuições da Associação Médica Brasileira

A Associação Médica Brasileira, também conhecida pela sigla AMB, é uma instituição que está presente no Brasil há mais de 50 anos. O órgão é mais conhecido entre os profissionais da área de saúde e de quem vai  estudar medicina.

O que é a Associação Médica Brasileira?

A AMB é uma sociedade sem fins lucrativos, fundada em 26 de janeiro de 1951, que tem a missão de defender a dignidade dos profissionais médicos, bem como a entrega de serviços de assistência à saúde de qualidade à população brasileira.

Com 27 Associações Médicas Estaduais e 396 Associações Regionais, a Associação concede títulos de especialistas aos médicos aprovados nas avaliações teóricas e práticas aplicadas pela associação.

A entidade executa diversas atividades, por meio da Comissão Nacional de Acreditação, trabalha no processo de atualização de títulos. A preocupação com a formação técnica dos profissionais é um ponto de destaque.

Atuando diretamente com o Ministério da Educação, a AMB está focada em rever a autorização de funcionamento de cursos de Medicina de má qualidade, além de combater os cursos em funcionamento que não atendem a altos padrões estabelecidos.

De acordo com informações presentes no site da própria associação: “Uma faculdade qualificada precisa ter requisitos básicos como: corpo docente capacitado na área médica, oferta de vagas de residência, unidades próprias de internação, ambulatorial e de emergência, centros cirúrgicos e obstétricos.”

Quais são as atribuições da AMB?

Além das atividades já citadas, a AMB elabora diretrizes médicas, atua com o Programa de Educação Continuada e participa ativamente do projeto de lei de regulamentação da Medicina. A seguir, explicamos melhor as demais atividades realizadas pela associação.

Diretrizes Médicas

A AMB elabora Diretrizes Médicas com o intuito de auxiliar na padronização da conduta dos profissionais. Este suporte contribui para que o profissional tenha elementos técnicos para embasar a sua decisão clínica de diagnóstico e tratamento.

A elaboração do conteúdo presente nas diretrizes é de responsabilidade das Sociedades de Especialidades filiadas à AMB.

Programa de Educação Médica Continuada

Por meio do Programa de Educação Médica Continuada (EMC), a AMB atualiza e democratiza o acesso dos médicos ao conhecimento e atualizações científicas.

O programa está disponível para qualquer profissional interessado, é gratuito e funciona na modalidade de estudo à distância. 

Projeto de Lei 268/02

O Projeto de Lei 268/02, também chamado de Projeto do Ato Médico, tem sido acompanhado de perto pela AMB. Por meio da Comissão de Assuntos Políticos, a associação acompanha a movimentação e alterações no texto do projeto. 

O PLS, entre outros temas, define o que é ato médico, seus limites, abrangência, esferas de competência de cada profissional da equipe de saúde, entre outros.

Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos

Elaborada e revista continuamente pela AMB, CFM e Sociedades de Especialidade, a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) interliga todos os procedimentos médicos comprovados cientificamente, tornando-se referencial para a oferta de saúde de qualidade.

Representação perante às operadoras de planos de saúde

A Associação Médica Brasileira representa os profissionais médicos junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e às operadoras de planos de saúde.

Publicação de notícias, conteúdo médico e canais de comunicação com profissionais da área

Com o intuito de manter os laços e proximidade com os profissionais médicos, a Associação Brasileira Médica mantém três canais diretos de comunicação com eles:

Além de tudo isso, a Associação tem uma atuação internacional. Ao lado do CFM ela integra a Confederação Médica Latino-Americana e do Caribe e ocupa duas vagas no Conselho Diretor da Associação Médica Mundial. 

Se você é médico ou estudante de medicina deve conhecer e estar por dentro das notícias, serviços e conteúdos oferecidos pela associação. 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.